Por quê no preâmbulo constitucional a ideia é de descentralizado?
Everaldo Brizola Batista
Controle de constitucionalidade é a verificação da adequação de um ato jurídico à Constituição.Isto porque é a própria Constituição quem determina o modo de produção da norma infraconstitucional para que seja aprovada e introduzida no ordenamento jurídico, tanto no que diz respeito às regras de competência, quanto no que respeita ao procedimento legislativo.
O controle de constitucionalidade pode ser preventivo, repressivo ou concentrado. O controle concentrado de constitucionalidade é processado através da ação direta de inconstitucionalidade, da ação declaratória de constitucionalidade e pela arguição de descumprimento de preceito fundamental (Lei nº 9.882/99).
Júnior Oliveira
O Preâmbulo da Constituição dispõe o seguinte:
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Pela leitura do preâmbulo, podemos verificar que a vontade do constituinte originário é voltada a uma descentralização do poder, pois a República há de se fundar na harmonia social, consoante seus valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos.
Portanto, verifica-se que não há um poder único e centralizados, daí porque descentralizado.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Direito Constitucional I
•IESRSA
Hucilde Carvalho
Compartilhar