Buscar

Um narrador de corridas diz: "O carro do Felipe Massa fez a curva a uma velocidade constante de 200 Km/h!." Essa afirmativa está fisicamente correta?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Gonçalves

errado, pois a velocidade é constante quando não há alteração do módulo e da direção, como estava em uma curva, apesar do módulo ser constante, houve interação da força centripeta que alterou o vetor da velocidade, alterando sua direção, seria correto se ele falasse que a velocidade tangencial era de 200km/h.

0
Dislike0
User badge image

Paulo César Rodrigues

Não... Para haver velocidade constante a acelereção deve ser igual à zero. Entretanto em uma curva há atuação da aceleração centrípeta, logo há aceleração, e portanto a velocidade varia.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Essa afirmação não está correta pois mesmo se durante os caminhos retos o carro esteja a 200km/h , durante a curva consequentemente o carro muda a direção de movimento bruscamente e com isso uma desaceleração é gerada, diminuindo assim a sua velocidade.


Nenhuma mudança de movimento e direção pode ocorrer sem a alteração da velocidade do corpo e com isso essa afirmação está incorreta. O único caso em que poderiamos considerar essa afirmação como correta, seria se o carro não estivesse em uma curva, ou seja, se o caminho fosse uma pista reta.


Para esse caso o narrador estaria correto. Apesar disso, se analisarmos o movimento por partes, durante a curva o carro pode atingir uma velocidade constante, porém essa velocidade constante só se aplicará durante a curva e ao final dela o carro mudará de direção e consequentemente o módulo de velocidade será alterado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais