Buscar

Descrever o processo de síntese de ATP na membrana do tilacoide. Escreva o nome dos reagentes, a fonte de energia e o papel da luz no processo. Pode

💡 3 Respostas

User badge image

Leonardo Hilario

Primeiramente é necessário ter em vista que existem dois Fotossistemas, sendo eles Fotossitema I e Fotossistema II.

O processo de síntese do ATP está relacionado principalmente ao Fotossistema I, onde ocorre a fotólise da molécula de H2O pelo poder Oxidante da molécula de clorofila, que é excitada pela luz, sendo no PSI a faixa de luz mais importante a de 680nm (chamado de Vermelho). Os elétrons, que ficam disponíveis após a fotólise, são transportados pela platoquinona, através do Complexo citocromo b6f, passando para a plastocianina até o Fotossistema I onde são absorvidos pela molécula de clorofila, que neste caso é excitada pela faixa de luz de 700nm (chamada Vermelho-Distante). Sendo transportados pela ferrodoxina para a Ferrodoxina-NADP-redutase para a formação de NADPH2. Neste processo de passagem dos elétrons pelo Complexo b6f é formado 1 ATP, resultado da fosforilação acíclica, a formação do mesmo ocorre através da movimentação de prótons de H+ pela ATP Sintase, onde o controle da concentração de H+ gera uma movimentação destes prótons do lume para o estroma e esta movimentação gera energia para a formação de ATP.

Uma outra possível forma para a formação de ATP, esta associada ao retorno nos elétrons para o mesmo centro de reação (Cloroplasto) sem que este seja transportado pela plastoquinona, esta forma gera energia suficiente para a formação de mais 1 ATP.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O fotofosforilação é um processo de síntese de ATP a partir de ADP e fosfato conduzida pela ATP sintase de membranas tilacóides no cloroplasto de células vegetais. É um processo da fase fotoquímica da fotossíntese, na qual a energia liberada no transporte de elétrons é usada para bombear prótons do estroma para o tilacoide, a fim de criar um gradiente eletroquímico que, para dissipar de protões saída estroma tilacóide através ATP sintase, esta energia acoplado ao protão-motivo de fosforilação de ADP para formar ATP. A energia necessária é fornecida pela luz que é capturada pelos pigmentos fotossintéticos.Fotofosforilação acíclica ou linear, ambos os fotossistemas I e II estão envolvidos; o fluxo de elétrons que produz não é cíclico, então tanto o ATP quanto o NADPH são produzidos. Fotofosforilação cíclica, apenas o fotossistema I está envolvido; um bombeamento de hidrogênios de estroma é feito para o espaço tilacoide, o que contribui para criar um gradiente eletroquímico de ligações de hidrogênio e, portanto, para a formação de ATP, sem produzir NADPH.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais