Buscar

Diferenças e exemplos de Normas nacionais, estrangeiras e uniformes?

💡 5 Respostas

User badge image

Leticia Lourrany

As normas técnicas podem ser divididas pela sua natureza de elaboração, sendo que podem ser nacionais, internacionais, regionais, estrangeiras, de associações ou de empresas.

No caso das normas técnicas do Brasil as normas nacionais são as normas da ABNT, uma vez que é o único fórum de normalização técnica reconhecido no Brasil como já explicamos anteriormente. As normas internacionais são assim chamadas, pois são normas resultantes da ativa participação de representantes de várias nações com os mesmos interesses. Apesar de representarem também um consenso, é sempre menos restritiva, pois precisam apresentar requisitos que atendam e possam ser aplicados em todos os países participantes.

As normas conhecidas como internacionais são a ISO (International Standard Organization) –   e a IEC (International Electrotechnical Commission). Há também as normas estrangeiras, que podem ser usadas na ausência de normas nacionais ou internacionais. As normas estrangeiras são normas de outros países que são usadas no seu país, por exemplo uma norma DIN (elaborada na Alemanha) sendo usada no Brasil ela se torna Estrangeira, o mesmo com as normas NEMA (Americana), JISC (Japão) entre outras. Mesmo a norma da ABNT se for usada como parâmetro em outro país ela se tornará estrangeira para este país, por exemplo a norma da ABNT no Uruguai.

As normas regionais são normas destinadas a uso comum por países pertencentes a um grupo determinado como o COPANT ou Mercosul por exemplo e devem conter as mesmas determinações somente com a tradução para a língua nativa do país que irá usar. No caso do Mercosul, para o Português ou Espanhol.

Completando as modalidades das normas temos a de associação, que são elaboradas por entidades reconhecido pela sociedade e que serve como base para atividades pois se trata de experiências repetitivas, como por exemplo as normas da NFPA (National Fire Protection Association) ou da ASTM (American Society for Testing and Materials). E para fechar, mas não menos importante estão as normas de empresas que servem aos propósitos da empresa específica como é o caso de normas Petrobras ou normas de concessionárias de energia elétrica que só podem servem para ser aplicada dentro das suas empresas ou áreas de concessão, porém nunca podem trazer requisitos menos restritivo do que as normas nacionais, no nosso caso da ABNT.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

As normas jurídicas nacionais são aquelas cuja obrigatoriedade fica adstrita ao território do Estado que as edita.

Um exemplo de norma jurídica é o Código Civil brasileiro de 2002 que, no que concerne a nós, nos dirige.

As estrangeiras, por sua vez, são aquelas que, embora pertencentes a um determinado Estado são aplicadas no território de outro Estado.

Um exemplo é o Código Civil americano que, por força das determinações de direito internacional privado, pode ser aplicável a casos no Brasil.

As de Direito uniforme são as normas jurídicas aplicadas a Estados diferentes, em face de acordos (tratado convenção internacional) celebrados pelos destinatários das mesmas.

Um exemplo é o pacto de São José da Costa Rica.

1
Dislike0
User badge image

Jazy Oliver

;)

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais