Buscar

o que os sujeitos envolvidos no processo educativo da organização escolar devem ter claro para exercer a função em seu dia a dia?

💡 4 Respostas

User badge image

Pamela Machado

A comunidade deve inserir-se no ambiente escolar de forma a propiciar o melhor andamento da educação. Esse envolvimento se dá de várias formas, afinal a escola desempenha diversas funções no âmbito educacional, logo a comunidade tem muitas oportunidades de exercer um papel atuante e transformador, principalmente para a melhoria do ensino aprendizagem.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os sujeitos envolvidos no processo educativo da organização escolar devem atribuir claramente o caráter democrático à administração escolar. Ou seja, devem agregar as ideias de cooperação, percepção e sensibilidade às necessidades envolvidas no processo educativo tais como questões sociais, étnicas, religiosas, culturais, etc.

Além disso, a condição do processo de ensino também requer uma clara compreensão de como ocorre o aprendizado e em quais condições ele é influenciado. Ou seja, do processo de aprendizado como um todo. Para isso é possível distinguir a aprendizagem em dois tipos: a organizada e a casual. A primeira acontece no ambiente escolar e é sujeita a uma ordem e planejamento particular. Já a segunda ocorre com espontaneidade e através da convivência social e observação de eventos e fenômenos.

Os sujeitos envolvidos devem também estimular o desejo e o gosto pelo estudo através da criação de situações que incentivem a analisar e relacionar os aspectos estudados com a realidade. Dessa forma, o trabalho envolve assegurar o domínio duradouro dos alunos em um determinado assunto e produzir condições que desenvolvam as habilidades intelectuais dos alunos tendo em vista os aspectos sociológicos e intelectuais dos alunos.

Por fim, devemos também evidenciar que, segundo Nérici (1978, p. 33), a supervisão escolar deve ser:

  • Cooperativa - Onde todos os implicados no processo educativo contribuem para fornecer sugestões ùteis e bem intencionados à supervisão.

  • Integrada - Todos os plano da escola seguem uma mesma filosofia de educação e almejam os mesmos objetivos

  • Científica - Estruturada com base no funcionamento do processo de ensino-aprendizagem e passível de mudanças a fim de melhorá-lo e torná-lo mais eficiente

  • Flexível - Adaptação às novas exigências quanto a educando e sociedade

  • Permanente - Ou seja, manter a constância na atualização teórica e prática do processo de ensino-aprendizagem a todos os envolvidos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O papel desses sujeitos é usar instruções e apresentações em sala de aula para ajudar os alunos a aprender e aplicar conceitos como matemática, inglês e ciências. Os professores preparam lições, redigem os títulos, administram a sala de aula, se reúnem com os pais e trabalham em estreita colaboração com a equipe da escola.


No entanto, ser professor é muito mais do que apenas executar planos de aula: no mundo de hoje. Hoje o ensino é uma profissão multifacetada; os professores geralmente assumem os papéis de pai substituto, disciplinador de classe, mentor, conselheiro, contador, modelo de papel, planejador e muitos outros papéis relacionados.


Professores do ensino fundamental desempenham um papel importante no desenvolvimento dos alunos. O que os alunos aprendem em seus anos de formação pode moldar os homens e mulheres que eles se tornarão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais