Buscar

oque é ser de esquerda? e de direita?

💡 2 Respostas

User badge image

Stefani Ferreira

Para o filósofo político Noberto Bobbio , embora os dois lados realizem reformas, uma diferença seria que a esquerda busca promover a justiça social enquanto a direita trabalha pela liberdade individual

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Os espectros políticos esquerda-direita são conceitos gerais de enquadramento de ideologias e partidos.

Para Bobbio, o critério fundamental para distinguir a esquerda da direita é a diferença de atitude dos homens face ao ideal de igualdade.

Para Nogueira Pinto, "à esquerda temos o otimismo antropológico, o utopismo, o igualitarismo, o democratismo, o economicismo, o internacionalismo; e à direita o pessimismo antropológico, o antiutopismo, o direito à diferença, o Elitismo, antieconomicismo, o nacionalismo". 

Para Laponce, a direita é mais conservadora e mais contínua nas suas ideias, enquanto a esquerda convive melhor com a descontinuidade.

Entendemos, no entanto, que diante da diversidade de ideologias politico-econômicas existentes no mundo contemporâneo, os rótulos direita/esquerda são extremamente limitados. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais