Buscar

Oque é Fisiologia Muscular?

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Lívia Frota

O estudo da fisiologia muscular está estruturado em três partes. Uma primeira, onde  são dadas as noções histológicas fundamentais da fibra esquelética e onde é mencionada a organização hierárquica da fibra em termos estruturais. Uma segunda, acerca do mecanismo molecular da contracção muscular, onde são referidas as diferentes características dos miofilamentos e descrito o processo de interacção entre a actina e miosina, com destaque para o mecanismo de deslize dos miofilamentos e o papel desempenhado pelo cálcio durante a contracção e o relaxamento. Finalmente, uma terceira parte, centrada no estudo da mecânica da contracção muscular, onde são explicado conceitos fundamentais como, por exemplo, o significado de unidade motora, a forma como são recrutadas e o efeito de somatório de contracções musculares.

Nunca será demais salientar que o estudo da fisiologia do músculo esquelético é de uma importância fulcral para os profissionais de desporto, dado que a principal função do músculo é a de desenvolver tensão e executar trabalho mecânico, ou seja, promover o movimento, e um dos grandes objectivos desta licenciatura é, precisamente, estimular no aluno uma visão integrada do movimento humano. 

Fontes: - FISIOLOGIA DO MÚSCULO ESQUELÉTICO (Paulo J. M. Santos - Professor associado da FCDEF-UP e regente da cadeira de Fisiologia Geral)

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O sistema muscular é o sistema biológico dos seres humanos que produz movimento. O sistema muscular e sua fisiologia, nos vertebrados, é controlado pelo sistema nervoso, embora alguns músculos, como o músculo cardíaco, possam ser completamente autônomos. O músculo é tecido contrátil e é derivado da camada mesodérmica de células germinativas embrionárias. Sua função é produzir força e causar movimento, seja locomoção ou movimento dentro dos órgãos internos.


Grande parte da contração muscular ocorre sem o pensamento consciente e é necessária para a sobrevivência, como a contração do coração ou do peristaltismo, que empurra o alimento através do sistema digestivo. A contração muscular voluntária é usada para mover o corpo e pode ser controlada com precisão, como movimentos do dedo ou movimentos grosseiros dos bíceps e tríceps.


O músculo é composto de células musculares (às vezes conhecidas como "fibras musculares"). Dentro das células são miofibrilas; As miofibrilas contêm sarcômeros compostos de actina e miosina. Células musculares individuais são revestidas com endomísio. As células musculares são unidas pelo perimísio em feixes chamados fascículos. Esses feixes são então agrupados para formar músculos e são revestidos por epimísio.


Os fusos musculares são distribuídos pelos músculos e fornecem informações de feedback sensorial ao sistema nervoso central. O músculo esquelético, que envolve músculos do tecido esquelético, é organizado em grupos discretos. Um exemplo é o bíceps braquial. Está conectado por tendões a processos do esqueleto. Em contraste, o músculo liso ocorre em várias escalas em quase todos os órgãos,

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais