Buscar

qual o mecanismo de ação dos antagonistas dos receptores h2 da histamina

💡 2 Respostas

User badge image

Sirlene Gonçalves

São antagonistas competitivos (bloqueadores) do receptor da histamina das células parietais e nos mastocitos do estômago  . Aparentemente a agastrina ,  hormônio que regula a secreção ácida gástrica, ativa a libertação de  histamina pelos mastócitos da submucosa e é ela que vai ter os efeitos estimuladores da secreção de ácido a nível local, e não a gastrina diretamente.

Não afetam muito os receptores H1 e H3 noutros órgãos. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Primeiramente, devemos lembrar que os antagonistas do receptor H2 de Histamina inibem, competitivamente, as ações da histamina em todos os receptores H2, mas seu principal uso clínico é como inibidores de secreção de acido gástrico, podendo inibir a secreção de acido estimulada para histamina como também pela gastrina, acetilcolina e até mesmo a secreção de pepsina cai com a redução de volume do suco gástrico.


Devemos salientar ainda que todos os fármacos que inibem a secreção de ácido gástrico podem alterar a biodisponibilidade e a taxa de absorção de certos fármacos secundariamente a alterações do pH gástrico. A Cimetidina (não os outros bloqueadores H2), inibe a atividade do citocromo P450, atrasando a biotransformação de vários fármacos que são substratos das oxidases hepáticas, de função mista.


Portanto, o mecanismo de ação destes antagonistas se dá com a administração concomitante de Cimetidina, onde prolongará a meia- vida de uma série de fármacos, incluindo a warfarina, a fenitoína, a teofilina, o fenobarbital, muitos benzodiazepínicos, o propranolol, a nifedipina, a digitoxina, a quinidina, a mexiletina e os antidepressivos tricíclicos como a imipramina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais