Buscar

ANTIDEPRESSIVOS

Prévia do material em texto

POR QUE OS ANTIDEPRESSIVOS “DEMORAM” PELO MENOS 4 SEMANAS PARA COMEÇAREM A AÇÃO ANTIDEPRESSIVA??? . 
Quando se administra agudamente um antidepressivo, como o ISRS, sabe-se muito bem que a 5-HT (Serotonina) aumenta, devido ao bloqueio do SERT, o transportador neuronal de serotonina. Entretanto, é um tanto surpreendente o fato de que o bloqueio do SERT pré-sináptico não leve imediatamente ao aparecimento de uma grande quantidade de serotonina em muitas sinapses. Com efeito, quando se inicia o tratamento com ISRS, a 5-HT eleva-se e alcança níveis muito mais altos na área somatodendrítica localizada na rafe do mesencéfalo, devido ao bloqueio dos SERT nessa região, em vez das áreas do cérebro onde os axônios terminam.
Desse modo, é na área somatodendrítica do neurônio serotoninérgico que a 5-HT aumenta em primeiro lugar. Os receptores de serotonina nessa área encefálica apresentam farmacologia do tipo 5HT1A. Quando ocorre elevação dos níveis de serotonina na área somatodendrítica, eles estimulam os autorreceptores 5HT1A vizinhos. Evidentemente, essas ações farmacológicas imediatas não podem explicar as ações terapêuticas retardadas dos ISRS. Entretanto, essas ações imediatas podem explicar os efeitos colaterais causados pelos ISRS quando se inicia o tratamento.
Com o passar do tempo, os níveis aumentados de 5-HT que atuam nos autorreceptores 5HT1A somatodendríticos fazem com que eles sofram infrarregulação e se tornem dessensibilizados. Essa dessensibilização acontece em consequência do reconhecimento do aumento da serotonina por esses receptores 5HT1A pré-sinápticos. Assim, essa informação é enviada ao núcleo do neurônio serotoninérgico. A reação do genoma a essa informação consiste em emitir instruções que façam com que esses mesmos receptores se tornem dessensibilizados com o tempo. O tempo levado para esse processo de dessensibilização correlaciona-se com o início das ações terapêuticas dos ISRS, que varia entre 4 à 8 semanas.

Continue navegando