Buscar

Caso clinico

Prévia do material em texto

Nomes: Brenda Scala, Brendha Ribeiro, Débora Melo, Laryssa Demarque e Marlon Machado
6º Período de Farmácia
Casos clínicos em Fisiopatologia e Farmacoterapia II
Caso 1 – Paciente, gênero feminino, 35 anos de idade,1,70m, peso de 75 kg, gestante, procurou um médico para consultas de pré-natal. Relata que se alimenta de poucas frutas e verduras e que sua gravidez não foi planejada e quando descobriu já estava com 6 semanas. Abaixo estão os resultados de seus exames laboratoriais.
	Analito
	Resultado
	Valor de Referencia
	Sódio
	136 mmol/L
	135 – 145 mmol/L
	Potássio
	4,5 mmol/L
	3,5 – 5,0 mmol/L
	Ureia
	2,6 mmol/L
	2,5 – 6,7 mmol/L
	Creatinina
	92,0 mmol/L
	70 – 120 mmol/L
	Ácido úrico
	5,9 mg/dL
	2,5 a 7 mg/dL
	Vitamina D
	19,2 pg/mL
	19,9 A 79,3 pg/mL
	Amônia
	38 micromol/L
	10 a 47 micromol/L
	Hematócrito
	36 %
	40 a 45%
	Hemoglobina
	12 g/dL
		13,0 – 16,0 g/dL
	VCM
	78 fl
	80 – 99 fl
	HCM
	25 pg
	26 a 32 pg
	Leucócitos
	7,5 x 109/L
	4,0 – 11,0 x 109/L
	Glicemia
	80 mg/dL
	70 a 99 mg/dL
a) Quais exames estão alterados?
· Os exames que se encontra alterados são a vitamina D, o hematócrito, a hemoglobina, o VCM e o HCM.
b) Qual (is) patologias a paciente apresenta? Justifique.
· Anemia. Os baixos níveis de VCM e HCM geralmente indica uma anemia microcítica causada possivelmente pela falta de ferro. Além disso, a paciente está gravida o que ocasiona um aumento na demanda desta substancia e se alimenta de poucas frutas e verduras. 
c) Quais medicações podem ser utilizadas para esta paciente? Justifique.
· As medicações que podem ser utilizadas pela paciente são: vitamina D – para auxiliar na construção de ossos do bebê e evita o desenvolvimento da diabetes gestacional, o sulfato ferroso – para tratar a anemia pela falta de ferro, suprir a necessidade durante a gravidez e o ácido fólico – nutriente para evitar a má formação do bebê. 
d) Há riscos de complicação neste caso clínico? Justifique
· Sim. Caso a anemia não seja tratada, pode ocasionar alguns riscos, como por exemplo fraqueza, riscos de parto prematuro e atraso no crescimento do bebê, resultando em riscos para a mãe e a criança, isso acontece pois durante a gravidez ocorre uma redução da quantidade de hemoglobina no sangue, o que diminui a oxigenação nos órgãos, gerando o cansaço.
e) Diga se há outros exames que precisam de ser realizados? Explique.
· Seria necessário fazer o exame de dosagem de ferro pois a paciente apresenta uma anemia microcitica, que é quando o ser humano apresenta deficiência de ferro. O fato dela não se alimentar bem, influencia nessa questão e reforça a necessidade do exame de dosagem de ferro. Por apresentar uma leve alteração nos níveis de HCM e VCM é necessário esse exame e também seria interessante um pedido de testes genéticos para avaliar uma possível situação crônica da anemia e após o tratamento (geralmente com sulfato ferroso) é necessário acompanhamento para que se tenha um controle e que não se tome além do necessário do medicamento para correção do problema.
f) Se essa paciente apresentasse petéquias, qual exame poderia estar alterado? Justifique.
· Os leucócitos. Visto que, quando pacientes apresentam petéquias pode ser um sinal de leucopenia, ou seja, uma redução de leucócitos. Se a paciente em questão apresentasse essas petéquias seria possível estar relacionada pela deficiência de ácido fólico que a mesma possui.
g) Se essa paciente utilizasse varfarina, qual exame deveria ser usado para monitoramento? Na condição dessa paciente ela poderia utilizar varfarina se fosse necessário? Justifique.
· Se houvesse o uso prolongado de Varfarina seria o exame Tempo de Protrombina (TP) ou (TAP) Tempo de Atividade da Protombina, que avalia também a Razão Normalizada Internacional (INR), que irão monitorar a ação que a Varfarina está causando no sangue, avalia a cascata de coagulação e do fator intrínseco, tendo em vista que a varfarina é um anticoagulante que interfere na cascata de coagulação. Nas condições da paciente o correto seria a não utilização da varfarina, até porque além de haver relatos de anomalias em fetos, se administrado nos primeiros três meses de gestação o mesmo pode levar ao aborto. Jamais deverá ser administrado varfarina em gestantes sendo considerada teratogênica e pode levar a uma trombose. Os exames avaliam a situação de coagulação do corpo, que no caso de uma gravidez é algo de extrema importância devido a problemas subsequentes que podem surgir nos 9 meses de gestação.

Continue navegando