Buscar

assinale a opção em que o uso do acento grave indicativo da crase é indevido

a) Uma ameaça às funções. b) Uma ameaça à função. c) Uma ameaça à nossa função. d) Uma ameaça à esta função. e) Uma ameaça às principais funcoes.

💡 19 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A pergunta exige conhecimentos prévios em Português.

Devemos nos lembrar que a crase é usada como contração do artigo “a” com a preposição “a”. Por exemplo, na frase “Eu vou a a praia”, usa-se a crase para não precisar repetir o “a”: “Eu vou à praia”.

Para testar se o uso da crase está correto, uma forma bastante eficiente é trocar o substantivo feminino por um masculino. Caso, ao utilizarmos o substantivo masculino, tenhamos como resultado a preposição “ao”, significa que a crase é necessária com o substantivo feminino.

Por exemplo: Se quisermos verificar o uso da crase na frase “Eu vou à praia”, podemos trocar “praia” por “mar”. Notamos que fica: “Eu vou ao mar”. Como fez- se uso do “ao”, concluímos que o uso da crase está correto.

No caso, verifiquemos a frase “Uma ameaça à esta função”: se trocarmos “esta função” por “este cargo”, a frase corrigida ficara “Uma ameaça a este cargo”. Note que não se fez uso de “ao este cargo”, mas sim “a este cargo”. Isso significa que o uso da crase na frase original é incorreto.

Portanto, a opção na qual o uso do acento grave indicativo da crase é indevido é a d) Uma ameaça à esta função.

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Alternativa d.
1
Dislike0
User badge image

Mariane Ignacio

d) Uma ameaça à esta função.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais