Buscar

Quais sao os recursos cabíveis durante o procedimento e após o julgamento da ação rescisória?

Direito Processual Civil.Tema: Ação Rescisória.

💡 3 Respostas

User badge image

Luciene de Lurdes Alves Temer

Nathália, os rercursos cabíceis na ação rescisória são os seguintes: embargos inflrigentes e declaratórios, agravo de instrumento, recursos de exceção, extraordinário e especial.

Qualquer dúvida pergunte. Bons estudos!!!

2
Dislike0
User badge image

Matheus Leonardo

"Ação rescisória proposta para desconstituir decisão proveniente de juízo eleitoral. Não-cabimento. Recurso conhecido e provido. 

1. A ação rescisória somente é cabível na esfera eleitoral para atacar julgados desta Corte Superior que tratem de inelegibilidade, nos termos do que determina o art. 22, I, do Código Eleitoral". Sardi Antônio Trevisol e Alceu Campagnolo opõem embargos de declaração a fim de sanar omissão no julgado, bem como buscar efeitos modifícativos na decisão. Asseveram que são cabíveis, na esfera eleitoral, embargos infringente interposto contra acórdão em que se julga ação rescisória por maioria de votos, nos termos do que determina o art. 530 do Código de Processo Civil. Para confirmar a tese, transcrevem a ementa do Ac. nº 313, relator designado Ministro Costa Leite. Concluem que a ausência desse recurso é capaz de provocar o não-conhecimento do recurso especial, devendo ser aplicada a Súmula nº 207 do Superior Tribunal de Justiça. Assim, as conclusões do acórdão embargado deveriam sofrer modificação, pois o apelo não teria condições de ser conhecido. 
Por outro lado, aduzem que é possível concluir, dos debates ocorridos na questão de ordem que levantei no julgamento da Ação 
Rescisória nº 106, que a discussão ficou em tom o da competência originária desta Corte, cabendo a ela somente o exame das rescisórias originadas de seus julgados. Afirmam que esse julgado não pode ser utilizado como fundamento para o acórdãoembargado e que o princípio da simetria garante o manejo da ação rescisória nos tribunais regionais. 
Ao final, sustentam que não admitir o processamento da ação rescisória nas instâncias ordinárias implica negativa de aplicação dos arts. 93, IX, e 5º, XXXV, LIV e LV, da Constituição Federal. A Câmara Municipal de Sorriso também opôs embargos para sclarecer obscuridade localizada na parte dispositiva do voto, que determinou a cassação dos diplomas dos recorridos. 
Argumenta que a cassação do diploma implica cassação de mandato, o que, por sua vez, pressupõe a inelegibilidade dos recorridos, que estariam, via de conseqüência, impedidos de participar do próximo pleito. 
Assevera que a intenção do acórdão foi somente restabelecer a sentença, não tendo a intenção de impor inelegibilidade aos 
recorridos, devendo o acórdão ser esclarecido nesse ponto. Ante a pretensão de efeitos modificativos, abri vista ao embargado, que se manifestou pela rejeição dos embargos oferecidos por Sardi Antônio Trevisol e pelo não-conhecimento dos embargos da Câmara Municipal de Sorriso.

0
Dislike1
User badge image

nathalia Rocha

Muito Obrigada Luciene era exatamente isto que eu estava querendo saber.

Abraços

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais