Buscar

Absolutamente ou relativamente incapaz, poderá assumir uma empresa?

Absolutamente ou relativamente incapaz, poderá assumir uma empresa?

no caso de falecimento de seus pais?

💡 7 Respostas

User badge image

Eloisa Faccio

Será nomeado um tutor pelo juiz, que representará o absolutamente incapaz nos negócios. Ao atingir 16 anos é possível a emancipação do menor e ele poderá gerir a empresa, mas isso depende de cada caso.

6
Dislike0
User badge image

André Luis Albino de Moraes Marques

Se emancipado, pode assumir a titularidade.

 

Agora se relativamente incapaz ou absolutamente incapaz, o artigo 974 do CC dispõe:

Art. 974. Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.

Nos parágrafos desse artigo, também é contemplado que, os absolutamente incapazes deverão ser representados e, os relativamente incapazes deverão ser assistidos.

2
Dislike0
User badge image

Yuri Abreu

Olá, sua pergunta é aberta, mas tentarei responder da forma mais sucinta possível. Em linhas gerais, o absolutamente incapaz seria representado por curador, que administraria todo o seu patrimônio, enquanto o relativamente incapaz seria auxiliado por um tutor. O Código Civil prevê na parte geral hipóteses em que o relativamente capaz pode alcançar a capacidade plena, por emancipação (que não é mais possível por precisar da anuência dos pais, já mortos), por casamento ou por economia própria, ou seja, se o maior de 16 e menor de 18 provar ter habilidade para asssumir a empresa e auferir lucro suficiente para sustentar-se, ele é considerado absolutamente capaz. Mas, excetuada essa hipótese, o curador ou tutor é que representam/auxiliam o menor. Bons estudos.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes