Buscar

Quais são os primeiros pensadores da Ciência Social?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriella Oliveira

O filósofo Auguste Marie François Xavier Comte nascido em 19 de janeiro de 1798 em montpellier , França. É considerado o pai da Sociologia.Refletiu sobre a sociedade a partir da consolidação do capitalismo no século XIX na Europa. Rompeu com a tradição familiar, tornou-se um republicano que buscava resolver os problemas da época em que vivia através da intelectualidade do homem. Para este pensador a sociedade representava o coroamento da evolução do conhecimento.Auguste Comte faleceu em 05 de setembro de 1857 em Paris..

 

Leu também: http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/pensadores-classicos-sociologia.htm

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A ciência social tem como a sociedade, as relações sociais e a vida social dos indivíduos seu objeto de estudo. O surgimento dessa ciência ocorreu depois de alguns acontecimentos que marcaram profundamente a história do homem:

O primeiro foi a diminuição da influência da igreja e da nobreza na sociedade, seguido pelo aumento da influência da burguesia, que trazia no Iluminismo um ponto de apoio aos seus ideais de libertação, razão e progresso. Depois vieram a revolução industrial, ascensão econômica da burguesia e crescimento do capitalismo. Tudo isso culminou na luta de classes. Desse emaranhado histórico nasceu a Ciência Social.

Os primeiros pensadores da Ciência Social são Karl Marx, Durkheim e Weber.


Émile Durkheim

Durkheim é considerado o pai da Sociologia. Para ele, a Sociologia deverá explicar a sociedade, compará-las e encontrar soluções para as suas questões. Sua teoria tem quatro princípios: A Sociologia independe das Ciências Sociais e da Filosofia; os fenômenos coletivos formam a realidade social; os fenômenos sociais constituem cada fato social; os fatos sociais são exteriores ao sujeito gerando uma realidade própria.

Seus conceitos mais importantes são:

Consciência Coletiva;

Solidariedade Mecânica;

Solidariedade Orgânica.


Max Weber

Max Weber entendia que Sociologia deveria investigar o sentido da ação social. A ação dos indivíduos é que dará um sentido a dinâmica social. A sociedade vive do seu momento histórico, e tem suas peculiaridades que são frutos da dinâmica da ação e cultura.

Seu conceito mais importante é o de Ação Social. Ele acreditava que o homem era motivado não só pela situação econômica e estrutura da vida do sujeito, mas também pelo conjunto de ideias e valores. A função do sociólogo é entender quais as causas das ações sociais. Ele dividiu em quatro:

Ação Social Racional com Relação a Fins: é quando há racionalidade na ação e o sujeito escolhe qual a melhor forma de chegar a o resultado desejado;

Ação Social Racional com Relação a Valores é quando o valor guia a ação;

Ação Social Afetiva é quando o sentimento move a ação;

Ação Social Tradicional é quando os costumes que já estão entranhados movem a ação.


Karl Marx

Marx vê a sociedade dividida em capitalistas e proletários. Os primeiros são os detentores do poder. Proletários são a força de trabalho oprimida.

Essa diferença social fez nascer a luta de classes. Para ele, o Comunismo seria a escala final de desenvolvimento da sociedade humana. O Comunismo preconizava o estabelecimento de uma sociedade igualitária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais