Buscar

Quais as aponeuroses ou bainha tendinosas presentes no corpo humano?

💡 1 Resposta

User badge image

Gabriella Oliveira

Componentes Anatômicos dos Músculos Estriados:

a) Ventre Muscular é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do músculo (porção carnosa).

b) Tendão é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares. Possuem aspecto morfológico de fitas ou de cilindros.

c) Aponeurose é uma estrutura formada por tecido conjuntivo. Membrana que envolve grupos musculares. Geralmente apresenta-se em forma de lâminas ou em leques.

d) Bainhas Tendíneas são estruturas que formam pontes ou túneis entre as superfícies ósseas sobre as quais deslizam os tendões. Sua função é conter o tendão, permitindo-lhe um deslizamento fácil.

e) Bolsas Sinoviais são encontradas entre os músculos ou entre um músculo e um osso. São pequenas bolsas forradas por uma membrana serosa que possibilitam o deslizamento muscular

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os tendões são fios fibrosos, brancos, reluzentes, variando em comprimento e espessura, às vezes redondos, às vezes achatados e desprovidos de elasticidade. Eles consistem quase inteiramente de tecido fibroso branco, cujas fibras têm um curso ondulado paralelo entre si e estão firmemente unidos. Quando cozido em tendão de água é quase completamente convertido em gelatina, as fibras brancas sendo compostas do colágeno albuminoide, que é muitas vezes considerado como o anidrido da gelatina. Eles são muito pouco supridos com vasos sanguíneos, os tendões menores apresentando em seu interior nenhum traço deles. Os tendões que fornecem nervos têm modificações especiais de suas fibras terminais, denominados órgãos de Golgi.

As aponeuroses são tendões achatados ou em forma de fita, de cor branca perolada, iridescentes, reluzentes e de estrutura semelhante aos tendões. Eles são apenas moderadamente supridos com vasos sanguíneos. Os tendões e aponeuroses estão ligados, por um lado, com os músculos e, por outro lado, com as estruturas móveis, como os ossos, os ligamentos das cartilagens e as membranas fibrosas (por exemplo, a esclera). Onde as fibras musculares estão em linha direta com as do tendão ou da aponeurose, as duas são diretamente contínuas.

Mas onde as fibras musculares se juntam ao tendão ou aponeurose em um ângulo oblíquo, elas terminam, de acordo com Kölliker, em extremidades arredondadas que são recebidas em correspondentes depressões na superfície do último, o tecido conectivo entre as fibras musculares sendo contínuo com aquele o tendão. O último modo de apego ocorre em todos os músculos penniform e bipenniform, e naqueles músculos cujos tendões começam em uma forma membranosa, como o Gastrocnemius e o Soleus.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais