Buscar

Quais necessidades a célula possui quando segue pelas fases: Oxidativa apenas, Oxidativa e Não Oxidativa, Não Oxidativa apenas.

Sobre Via das Pentoses-fosfato

💡 2 Respostas

User badge image

Vitoria Balbi

Oxidativa: Necessidade de nucleotídeos e de NADPH

Em ambas: NADPH

Não Oxidativa: Nucleotídeos

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 A via das pentoses fosfato engloba um inicio oxidativo,em que a glicose-6-fosfato é transformada como produto final em ribulose-5-fosfato, CO2 e NADPH através de 2 oxidações separadas por uma reação de hidrólise.


Essa etapa acontece no  sentido  NADP para NADPH e produção de Pentoses-fosfato. A etapa seguinte, não é oxidativa, irá necesstar das pentoses  fosfatos para convertê-las a glicose-6-P.


Essa via  ocorre no citosol, assim como a via da glicólise. Ambas estão relacionadas por causa de produtos intermediários iguais : frutose-6-fosfato , glicose-6-fosfato, e o gliceraldeído-3-fosfato. Esse comunidade de intermediários  garante que esta seja uma rota de integração entre várias vias metabólicas.


Portanto, na fase oxidativa a célula precisa de glicose-6-fosfato; na fase oxidativa e não oxidativa, a célula necessita de frutose-6-fosfato , glicose-6-fosfato, e o gliceraldeído-3-fosfato; na fase apenas não oxidativa a célula necessita de pentoses  fosfatos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais