Buscar

Eu não sei estudar. Ajuda?

Olá, pessoal do passei direto!

Venho, por meio dessa pergunta, pedir ajuda a vocês.

Sinto que não sei estudar. Leio a matéria toda no meu caderno, grifo o que é importante, o que não devo esquecer e em pouco tempo acabo. O mesmo com os livros. Mas parece insuficiente e eu não sei o que mais fazer.

Procuro exercícios na internet, mas não acho nenhum do primeiro período (quero dizer, nenhum que eu consiga resolver com o meu conhecimento atual). O que mais eu posso fazer para estudar? Como vocês fazem? Que dicas podem me dar?

Desde já, obrigada.

💡 14 Respostas

User badge image

Rômulo C Ar

Bom dia Danielle,

 

Não vou dizer para que esqueça, mas que "guarde em uma gaveta" tudo o que você aprendeu até hoje sobre estudar. Esta é a primeira dica. Uma graduação é diferente do que você aprende no ensino fundamental e no nível médio. Ela irá conduzir você a produzir o seu próprio modo de pensar. Por isso que na facul você verá que os professores não irão lhe recomendar que adquira "livros". Significa que você não deva utilizá-los? Pelo contrário, você irá utilizá-los e muito. Porém você será treinada a partir de agora a conhecer, identificar e buscas as fontes do conhecimento. De fato ninguém sabe tudo. Porém você já possui o saber necessário, pois de outra forma não estaria em uma graduação. Você lerá muitos artigos, verá referências bibliograficas e irá entender a forma como se chegou àquela determinada pesquisa científica e como se produziu aquele conhecimento. Você mesma à partir de agora começara um treinamento que irá conduzí-la desta forma. Lembre-se que você agora irá produzir sua própria maneira de pensar. Diferente do que até então eramos conduzidos e orientados, você mesmo irá atingir um nível superior de ensino. Por isso lhe disse para que deixasse guardado. Muito da sua experiência anterior lhe irá ser útil se você quiser transmitir o conhecimento que agora você está sendo treinada a produzir e gerar. Lhe recomendo uma leitura interessante: A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana de Leonardo Boff.

 

baixar pdf > https://passeidireto.com/arquivo/3141023/a-aguia-e-a-galinha-uma-metafora-da-condicao-humana---leonardo-boff

 

Assim como a águia que pensava que não sabia voar por que achava que era uma galinha, não pense que você não sabe estudar Danielle. Que esta leitura possa lhe inspirar a abrir as asas do seu conhecimento para que você alce voô e atinja o seu sucesso tanto acadêmico quanto profissional!

 

Bjs.

7
Dislike0
User badge image

Rodrigo Silva

Olá Danielle,

A questão de "como estudar" é um pouco complicada.

Vejo que você postou isso especificamente na matéria de ciência política, mas a dúvida engloba também outras matérias ou apenas essa?

Cada um deve descobrir a forma de estudar que melhor se adapta, ao meu ver. 

O que muitos professores dizem é, leia o caderno, leia o livro e após passe aos exercícios para fixação. 

Nesse sentido, como já tentou, eu indicaria a procura na internet de vídeo aulas acerca da matéria. Utilizei bastante esse método durante o meu primeiro e segundo período na Faculdade de Direito, e ele se mostrou bem efetivo. Caso tenha dificuldades em encontrar, sugiro o site Veduca. Possui um curso inteiro de ciência política, onde quem leciona é o excelente professor Clovis Barros Filho, da ECA/USP. Verifique se a matéria do curso é compatível com a da sua graduação, caso seja, aproveite.

 

Quanto aos exercícios, sugiro que converse com seu professor e peça que ele indique fonte de exercícios que se refiram a sua matéria específica.

3
Dislike0
User badge image

Raissa Sales

Cada pessoa tem um jeito diferente de aprender, minha cunhada só consegue estudar escrevendo e tenho amigos que precisam ver vídeo aulas porque escrever não adianta. Vai de pessoa para pessoa. A questão é que você tem que se conhecer e ver de que jeito você consegue aprender mais. Eu costumo ver a aula, ler os textos de referencia, depois ler novamente grifando os pontos principais, fazer um resumo da matéria para assim escrever aquilo que entendi do assunto. Até porque nas provas você tem que saber como dissertar sobre a matéria. Essa técnica funciona comigo, e você pode tentar, mas recomendo que reflita sobre tudo que aprendeu e pense em como conseguiu aprender para então formular seu método de estudo.

 

Bjs 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais