Buscar

como determinar amostra de oleo suspeita de alduteração

💡 2 Respostas

User badge image

Lano Costa

Se for alteração com álcool, pode adicionar um pouco de água, digamos 5mL. Você verá duas fases já que o oleo não se mistura com a água. Aí ao esperar um tempo, se o volume de água passar de 5mL, digamos que deu 7mL de fase transparente, então 2mL de alcool que tava adulterando o oleo, vai se ligar à água e compor os 2mL a mais que você viu, porque você já sabe que 5mL daqueles 7mL transparente é de água.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

De acordo com Vasconcelos e Godinho, um valor menor que 80 mg de KOH / g para o índice de acidez indica um indício de adulteração e o índice de éster acima de 23 mg de KOH / g indica que o adulterante é um óleo graxo.


Outros fatores também contribuem para a suspeita de adulteração, como o índice de refração (1,4809), que é próximo de outros adulterantes como o óleo de soja e o óleo de uva que são 1,466 – 1,470 e 1,473 – 1,477 respectivamente e sua densidade que é bem menor que a das demais amostras.


Em relação à miscibilidade, os terpenos são solúveis em etanol e em ácido acético, porém, os triacilglicerídeos predominantes nos óleos graxos não são. Assim como os triacilglicerídeos são solúveis em éter de petróleo e os terpenos não.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais