Buscar

UNIDADE 4 - TEMA TRANSVERSAIS - GABARITO

SEGUE GABARITO

 

Complete
 

   

💡 16 Respostas

User badge image

nayara Lopes

Analise as assertivas a seguir: 
I. A dependência de drogas é um processo de difícil apreensão, em que a experimentação ou uso episódico pode adquirir um caráter recreativo, social e habitual, passando ao uso abusivo e à perda da liberdade de escolha quanto ao uso, já então dependente. 
II. Os critérios diagnósticos devem ser avaliados em sua possível ocorrência nos últimos 30 dias, na vida do indivíduo, conforme preconizado, tanto pela Organização Mundial de Saúde quanto pela Associação Médica Americana. 
III. Um dos critérios para o diagnóstico da dependência de drogas é a dificuldade de controlar o próprio consumo (o indivíduo sempre acaba consumindo mais do que desejava inicialmente). Outro critério é a tolerância (aumento da quantidade para obtenção dos mesmos efeitos). 
Assinale a seguir a alternativa correta:

  a.

Estão incorretas as alternativas II e III.

  b.

Estão corretas as alternativas I e III.

  c.

Estão incorretas as alternativas I e II.

  d.

Estão corretas todas as alternativas.

  e.

Estão incorretas todas as alternativas.

40
Dislike9
User badge image

Lu Santos

1. Faça a associação correta de cada item ao seu complemento: (1) Sistema que inclui elementos tais como a consciência, emoções, inteligência(s), memória e motricidade. (2) Transtorno de saúde, de natureza bio-psico-social e espiritual, que afeta a vida pessoal integralmente. (3) Afeta o funcionamento do Sistema Nervoso Central. (4) Possui potencial para gerar dependência. / ( a )Substância psicoativa ( b )Substância psicotrópica ( c )Sistema Nervoso Central ( d )Dependência de drogas
 
1-c, 2-d, 3-a, 4-b
2. O que significa “contextualizar” um fenômeno?
 
Trata-se de um esforço analítico visando a superar o senso comum através da observação do fenômeno numa totalidade maior que ele, buscando localizar sua origem, estrutura, relações e transformações.
3. Assinale a seguir a alternativa incorreta:
 
Os estudiosos das ciências sociais, investigando o processo histórico de constituição do ser social, concluíram que nunca houve sociedades humanas sem dependência de drogas.
4. Analise as assertivas a seguir: (I) A dependência de drogas é um processo de difícil apreensão, em que a experimentação ou uso episódico pode adquirir um caráter recreativo, social e habitual, passando ao uso abusivo e à perda da liberdade de escolha quanto ao uso, já então dependente. (II) Os critérios diagnósticos devem ser avaliados em sua possível ocorrência nos últimos 30 dias, na vida do indivíduo, conforme preconizado, tanto pela Organização Mundial de Saúde quanto pela Associação Médica Americana. (III) Um dos critérios para o diagnóstico da dependência de drogas é a dificuldade de controlar o próprio consumo (o indivíduo sempre acaba consumindo mais do que desejava inicialmente). Outro critério é a tolerância (aumento da quantidade para obtenção dos mesmos efeitos).
 
Estão corretas as alternativas I e III.
5. Assinale a alternativa correta:
 
O paradigma médico adota a definição da dependência de drogas como doença ou transtorno, enfatizando a importância da prevenção, do tratamento e da reabilitação.
6. A estratégia de redução de danos (RD) associa-se ao _______________, tendo sido bem sucedida _____________. Trata-se de _________________, com o objetivo de reduzir ou evitar danos do uso de drogas, sem necessariamente interromper o seu uso.
 
paradigma do respeito aos direitos humanos/ no combate à epidemia de AIDS/ um conjunto de práticas isoladas e pontuais
 
Complete
 

   

7
Dislike0
User badge image

Paulo Roberto

Pergunta 1

  • 0,5 em 0,5 pontos
  • Analise as assertivas a seguir:
  • I. A dependência de drogas é um processo de difícil apreensão, em que a experimentação ou uso episódico pode adquirir um caráter recreativo, social e habitual, passando ao uso abusivo e à perda da liberdade de escolha quanto ao uso, já então dependente.
  • II. Os critérios diagnósticos devem ser avaliados em sua possível ocorrência nos últimos 30 dias, na vida do indivíduo, conforme preconizado, tanto pela Organização Mundial de Saúde quanto pela Associação Médica Americana.
  • III. Um dos critérios para o diagnóstico da dependência de drogas é a dificuldade de controlar o próprio consumo (o indivíduo sempre acaba consumindo mais do que desejava inicialmente). Outro critério é a tolerância (aumento da quantidade para obtenção dos mesmos efeitos).
  • Assinale a seguir a alternativa correta:

Pergunta 2

  • 0,5 em 0,5 pontos
  • O que significa “contextualizar” um fenômeno?

Pergunta 3

  • 0,5 em 0,5 pontos
  • Analise as afirmações a seguir:
  • I. No Brasil, as substâncias psicoativas mais utilizadas pela população são as drogas ilegais, especialmente o crack e a maconha, que produzem altos índices de violência urbana.
  • II. A dependência de drogas se configura em nosso país como um grave problema de segurança pública, que demanda políticas repressivas mais eficazes na guerra às drogas.
  • III. As atuais políticas brasileiras sobre drogas estabeleceram a responsabilidade exclusiva do Estado na oferta de serviços de tratamento e reinserção social de dependentes de drogas.
  • Assinale a alternativa correta:

Pergunta 4

  • 0,5 em 0,5 pontos
  • A estratégia de redução de danos (RD) associa-se ao _______________, tendo sido bem sucedida _____________. Trata-se de _________________, com o objetivo de reduzir ou evitar danos do uso de drogas, sem necessariamente interromper o seu uso.
  • Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase acima.


5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais