Buscar

Princípios Jurídicos nas Organizações

Universia é conhecida como a cidade das Universidades. Todo jovem sonha em estudar e morar em Universia. Com isso há uma grande oferta de hotéis, flats, pensionatos e casas para alugar, para que os estudantes possam fixar moradia no período em que estão estudando.

 

  • As amigas Ana e Paula, moram no Pensionato da Exatas, local em que dormem e realizam as suas refeições. O proprietário do pensionato contratou Joana para exercer as funções de limpeza e organização dos cômodos do pensionato bem como preparar os almoços servidos. Ela trabalha de segunda a sábado em horário comercial, com uma hora de intervalo, recebendo salário mensal.
  • Já os amigos Thiago e Fernando moram em uma casa alugada com mais 5 estudantes, formando a República dos Meninos. Os estudantes contrataram Carlota para cuidar da limpeza da casa bem como cozinhar para os estudantes moradores. Trabalha de segunda a sexta das 9h às 18 h, com uma hora de intervalo, recebendo salário mensal.
  • Fernanda mora sozinha em um flat e para cuidar da limpeza do espaço e passar as suas roupas, contratou Maria. Seu dia de trabalho é apenas às sextas-feiras e recebe o valor de R$150,00 a cada dia de trabalho.

 

 

Analisando as situações apresentadas, responda aos seguintes questionamentos (consulte o material didático e a legislação pertinente sobre o assunto):

 

A) Joana, Carlota e Maria possuem relação de emprego com o Pensionato, com os alunos da república e com a aluna que mora sozinha respectivamente? Justifique.

B) Se positiva a opção "A" esclareça qual delas (Joana, Carlota ou Maria) possuem vínculo de emprego doméstico? Justifique.

💡 1 Resposta

User badge image

Eustaquio Silva Penha

A) SIM. De acordo com o artigo 83 da CLT, desde que estejam caracterizados os pressupostos da

relação de emprego. Os pressupostos estão presentes nessa relação que são: pessoalidade, pessoa física, não
eventual, oneroso, habitualidade e subordinação jurídica.
Art. 83 - É devido o salário mínimo ao trabalhador em domicílio, considerado este como o executado na habitação 
do empregado ou em oficina de família, por conta de empregador que o remunere.

B) Apenas Carlota e Maria é empregada doméstica,  uma vez que seu local de trabalho (casa) não tem fins lucrativos.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais