Buscar

A súmula vinculante seria um exemplo de Poder Vinculado?

atos administrativos

💡 6 Respostas

User badge image

Hellem Veras

Não, súmula vinculante, são Jurisprudências que o STF tem a cerca de determinada matéria.

0
Dislike0
User badge image

Roberto Martos

Colega Espero que te Ajude.

 

Súmula Vinculante: um poder vinculado

O caso da Súmula nº 4 do Supremo Tribunal Federal

Alessandro da Silva*

Jorge Luiz Souto Maior**

1 - Introdução

Com o argumento de conferir celeridade ao Poder Judiciário, atingindo também a esfera do contencioso administrativo, inseriu-se em nosso ordenamento jurídico a denominada súmula vinculante (art. 103-A da Constituição Federal (clique aqui), regulamentado pela Lei 11.417/2006 - clique aqui).

A súmula vinculante, como próprio nome diz, vincula ao seu conteúdo todos os juízes e Tribunais assim como a Administração Pública. No âmbito administrativo, a não observância da Súmula acarreta a anulação do ato administrativo e na esfera judiciária a cassação da decisão judicial, com determinação de "que outra seja proferida com ou sem a aplicação da súmula, conforme o caso" (art. 103-A, § 3º, da Constituição Federal).

O STF não hesitou em adotar o novo instituto jurídico e desde maio de 2007 vem editando tais súmulas. Até o presente momento foram dez, das quais as últimas sete foram aprovadas a partir de 30.4.2008.

Um aspecto, no entanto, tem passado despercebido: é que a obrigatoriedade de observação das súmulas nas decisões administrativas e judiciais exige que os seus enunciados tenham redação clara e precisa (por boa técnica, devem ser breves, pois são um resumo da decisão adotada como paradigma). As súmulas, ademais, devem obedecer os limites impostos pela própria Constituição.

Aliás, outro aspecto merece grande relevo. Referimo-nos ao fato de que as súmulas vinculantes não se servem a substituir a lei, ou seja, não se destinam a regular situações em abstrato, fixando a correspondente coercitibilidade. Não se discute o poder dos juízes de dizer o direito e mesmo de criar, pela jurisprudência, uma normatização para as hipóteses fáticas que lhes são postas em julgamento e até, pelo padrão jurídico estabelecido, de se incorporarem da função de "legislador", sobretudo no que tange ao Supremo Tribunal Federal, quando instado a se manifestar nas questões que envolvem a aplicação da Constituição, vez que esta, embora seja um instrumento inserto na ordem jurídica, possui grande conteúdo de natureza política. Mas, mesmo o Supremo Tribunal Federal deve, por óbvio, respeitar a Constituição.

Assim, ainda que não se negue uma grande parcela do poder institucional do Estado ao Supremo Tribunal Federal, este seu poder, no que tange à possibilidade de impor limites à atuação jurisdicional dos demais membros do Judiciário, para preservação dos princípios democráticos, não pode ser exercido sem qualquer limite.

Bem entendido, não estamos pondo em discussão os limites da atuação jurisdicional do Supremo Tribunal Federal, que entendemos bastante amplos, nos moldes, aliás, como vem preconizando o seu atual Presidente, Gilmar Mendes. Referimo-nos, precisamente, à sua atuação no que tange à edição de súmulas vinculantes, que é uma atribuição bastante específica e que possui o grave efeito, ainda que assumido como possível na perspectiva de um mal necessário, de limitar a atuação jurisdicional de tantos que foram constitucionalmente investidos na condição de juízes e que, por isso mesmo, possuem o mesmo poder de dizer o direito, com independência.

Neste sentido, aliás, pode-se até discutir a constitucionalidade da Emenda que autoriza o Supremo Tribunal Federal a impor aos demais juízes um modo de julgar, pois que contraria o princípio da independência dos juízes, entendida como preceito fundamental do Estado de Direito.

 

0
Dislike0
User badge image

Leoberto Bittencourt Filho

Não. A Súmula Vinculante é um entendimento majoritário resumido a termo com força de Lei, prolatado pelo Supremo Tribunal Federal, que obrigatoriamente sumbmete-se à Constituição Federal.
Sendo assim, todas as esferas do direito necessitam observar o entendimento do STF, já que o Poder Vinculado conferido ao ramo administrativo é limitado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais