Buscar

Como advogado do Joaquim e Ana apresente os argumentos e fundamentos que sirvam para defender os interesses de seus clientes.

João e Antônio eram proprietários de fazendas vizinhas. No início de março de 2000, João permitiu que Antônio atravessasse gado por um trecho de suas terras, para encurtar o percurso até a rodovia. Desde então, Antônio toda semana se valia do atalho pela fazenda de João para transportar seus animais. Em julho de 2010, tendo João falecido, seus sucessores, Joaquim e Ana, fecharam a porteira próxima da fazenda de Antônio e lhe disseram que, dali em diante Antônio não poderia mais cortar caminho para chegar à rodovia atravessando as terras deles. Antônio então ajuizou ação em face de Joaquim e Ana alegando o direito de permanecer passando. Como advogado do Joaquim e Ana apresente os argumentos e fundamentos que sirvam para defender os interesses de seus clientes.

💡 4 Respostas

User badge image

Júnior Oliveira

Como advogado de Joaquim e Ana, alegaria em sede de defesa que o direito de passagem forçada previsto no artigo 1.285 do CC/02 só se caracterizaria na hipótese de o imóvel de seus clientes ser encravado.

Art. 1.285. O dono do prédio que não tiver acesso a via pública, nascente ou porto, pode, mediante pagamento de indenização cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem, cujo rumo será judicialmente fixado, se necessário.

Reproduziria as palavras de Lenine Nequete, na obra “Da Passagem Forçada”, que dizia ser necessário para haver encravamento: a) que o prédio não tenha saída para a via pública, nem possa buscar-se uma, ou, podendo, somente a conseguiria mediante excessiva despesa ou trabalhos desmesurados; b) ou que a saída de que disponha seja insuficiente e não se possa adaptá-la ou ampliá-la – ou porque isso é impossível, ou porque os reparos requereriam gastos ou trabalhos desproporcionados.

Subsidiariamente, requereria o pagamento de indenização para tolerar a autorização da passagem. Assim entendeu o ministro do STJ, Ari Pargendler, ao definir: "Encravado é o imóvel cujo acesso por meios terrestres exige do respectivo proprietário despesas excessivas para que cumpra a função social sem inutilizar o terreno do vizinho, que em qualquer caso será indenizado pela só limitação do domínio".

1
Dislike0
User badge image

ferreira azevedo

Os Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos surgem em nossa cultura e tem a função :
Quest.: 2
 
  pacificadora
  questionadora
  avaliadora
  empreendedora
  intimidadora
0
Dislike0
User badge image

Fernanda Oliveira

De fato não nenhuma relação juridica, pois o proprietário não tem vinculo juridico, com os herdeiros necessários.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais