Buscar

Quais as características principais da manutenção preditiva?

💡 3 Respostas

User badge image

Angela Maria Pasquali

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva tem como objetivo principal a prevenção da ocorrência de uma falha ou parada do equipamento por quebra, bem como apoiar os serviços de manutenção corretiva com a utilização de uma metodologia de trabalho periódico, ou ainda responsável pelo conjunto de análises que pode interromper ou não um processo produtivo de uma maneira planejada e programada.

Os serviços de manutenção preventiva devem ser planejados e programados, ou seja, todas as etapas do serviço a ser executado devem estar bem definidos, levando em consideração, material, mão de obra necessária e até mesmo a contratação de serviços de empresas especializadas, sendo assim, não podem ser considerados imprevistos na manutenção preventiva. Todo e qualquer tipo de imprevisto é na realidade uma ação corretiva e não deve ser tratado como parte  do serviço preventivo.

 Vantagens da manutenção preventiva:

  • Reduzir o envelhecimento ou degeneração dos equipamentos;
  • Melhor estado técnico operacional dos equipamentos;
  • Atuar antes das intervenções corretivas que geram altos custos;
  • Reduzir os riscos de quebras nos equipamentos;
  • Realizar os reparos nas melhores condições para a operação;
  • Programar os trabalhos de conservação.

 Desvantagens da manutenção preventiva:

  • Má concepção ou definição dos trabalhos;
  • Má preparação de trabalho, falha em tempos ou fases;
  • Erros no aprovisionamento ou gestão de estoques;
  • Má organização da manutenção dos tipos preventivo e corretivo;
  • Erros na contratação e sub-contratação;
  • Maus métodos operacionais que afetam o rendimento ou qualidade de execução.

 

Um vídeo bem simples para você entender melhor sobre Manutenção Preventiva

https://www.youtube.com/watch?v=sqPgV6pXXrY 

4
Dislike0
User badge image

Angelo Della-Méa Baratto

Basicamente a preditiva visa, pegar as peças que foram trocadas quando ocorreu a manutenção preventiva e fazer analises para verificar se essa peça poderia ou não continuar sendo usada por mais tempo, conforme o resultado dessas análises seria aplicado junto ao histórico da máquina, para fazer
0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

O objetivo da manutenção preditiva (PdM) é primeiro prever quando a falha do equipamento pode ocorrer e, em segundo lugar, evitar a ocorrência da falha executando a manutenção. O monitoramento para falhas futuras permite que a manutenção seja planejada antes que a falha ocorra. Idealmente, a manutenção preditiva permite que a frequência de manutenção seja a mais baixa possível para evitar a manutenção reativa não planejada , sem incorrer em custos associados à manutenção preventiva excessiva .

A previsão de falhas pode ser feita com uma das muitas técnicas. A técnica escolhida deve ser eficaz na previsão de falhas e também fornecer tempo de aviso suficiente para a próxima manutenção. Algumas técnicas incluem análise de vibração, análise de óleo, geração de imagens térmicas e observação de equipamentos. Eles são descritos detalhadamente na página de manutenção baseada em condições .

Escolher a técnica correta para realizar o monitoramento de condições é uma consideração importante que é melhor feita em consulta com fabricantes de equipamentos e especialistas em monitoramento de condições. Quando a manutenção preditiva está funcionando efetivamente como uma estratégia de manutenção, a manutenção é executada apenas em máquinas quando é necessária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais