Buscar

Questão pautada na obra "Dos Delitos e das Penas" (Cesare Beccaria): Segundo escreve Beccaria, os gritos de horror, como consequências dos atos

CONTINUAÇÃO...

praticados pelas autoridades, não retiravam a realidade da ação já praticada, revelando a inutilidade daqueles tormentos. Conforme preconiza o autor, quanto maiores os castigos, mais o indivíduo tinha disposição para praticar novos crimes para fazer merecer aquilo que já tinha sofrido. Abordagem jurídica: Explique este enunciado adequando-o aos principios penais vigentes hoje no Direito Penal brasileiro.

💡 2 Respostas

User badge image

Dan Lyra

Dentre os principios fundamentais do Direito Penal Brasileiro, baluarte da nossa Constituição Federal e da sociedade internacional reconhecido pelo Pacto de San José da Costa Rica (Convenção Americana de Direitos Humanos), a dignidade da pessoa humana está a frente de qualquer outro príncipio quando falarmos de Direito Penal, tão somente devendo corelacionar-se com o príncipio da legalidade.

 

O sistema penitenciário brasileiro sempre foi precário, assim como sempre houve o entendimento que prisão não reeduca ninguem. Cesare B. explicita muito bem ao dizer que "quanto maiores os castigos, mais o indivíduo tinha disposição para praticar novos crimes", o que é visto hoje o sistema que deveria reeducar um cidadão para ingressar novamente a sociedade, simplesmente o corrompe ainda mais, a famosa escola de criminosos.

7
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes