Buscar

qual a importancia do reparo tecidual?

💡 2 Respostas

User badge image

A Lynn

O reparo tecidual tem por finalidade reparar os danos que ocorrem decorrente de agentes físicos, químicos ou biológicos e que geram processos inflamatórios. Ele pode ocorrer de duas formas:

Regeneração - onde as células lesionadas serão fagocitas e substituídas por outras iguais.

Cicatrização e fibrose - as células lesionadas serão substituídas por outras com morfologia e função diferente. As células danificadas são substituidas por fibras colágenas e terão perda de sua função. 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Em seu sentido mais amplo, o termo "regeneração" refere-se a todos os fenômenos de reparação nos quais um indivíduo recupera sua integridade. É a substituição pelo corpo de uma parte perdida espontaneamente, acidentalmente ou experimentalmente. A cura pode até certo ponto ser considerado como uma forma de regeneração em geral. Regeneração, no sentido estrito, corresponde à restauração da função e da forma de um órgão lesionado ou amputado.


Em animais multicelulares individualizados de estrutura simples, como esponjas, moluscos, etc., a regeneração é um fenômeno freqüente e rápido. Por outro lado, a regeneração é mais rara em seres mais avançados. Insetos, peixes, alguns anfíbios e lagartos só regeneram seus membros e / ou sua cauda. Finalmente, em aves e mamíferos, a regeneração é limitada a um pequeno número de tecidos, como medula óssea, fígado, osso e parte superficial da pele.


Assim, enquanto regeneração e cura andam de mãos dadas com muitos vertebrados, eles geralmente representam dois fenômenos distintos. Com relação à pele humana adulta, a distinção entre regeneração e cura é, como veremos, mais sutil. A pele consiste em dois tecidos: o mais externo, a epiderme , descansando sobre um tecido conjuntivo vascularizado, a derme. Na epiderme, que inclui várias camadas de células, a camada externa é formada por células mortas que descamam e estão sendo constantemente substituídas por células basais proliferantes. Assim, sob condições fisiológicas normais, a epiderme, como todos os epitélios, está em constante renovação.


No caso de lesões mais profundas, onde a maioria ou toda a epiderme e a derme estão danificadas, outro fenômeno está envolvido: cicatrizes. Este processo fisiológico complexo, envolvendo um grande número de diferentes tipos celulares, tem o efeito de destruir o tecido necrótico e reparar a perda de substância. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais