A maior rede de estudos do Brasil

O que são sistemas sociais?

Seria algo relacionado aà teorias organicistas e mecanicistas ou às 3 acepções de sociedade( associção de pessoas; bloco homogêneo; subsistemas sociais)?


4 resposta(s)

User badge image

Paula Virginia

Há mais de um mês

olá sistema social é o meio pelo qual nós convivemos na sociedade, travando a famosa luta de todos contra todos, nos embates democráticos de direito social, desde a época do famoso Estado Moderno

olá sistema social é o meio pelo qual nós convivemos na sociedade, travando a famosa luta de todos contra todos, nos embates democráticos de direito social, desde a época do famoso Estado Moderno

User badge image

Rafaela

Há mais de um mês

Os sistemas sociais são autorreferenciais porque são "capazes de operar com base em suas próprias operações constituintes". São autopoiéticos porque se autoreproduzem ou produzem a si mesmos enquanto unidade sistêmica. A diferenciação entre sistema e entorno, por sua vez, realça que tudo aquilo que não diz respeito ao sistema observado é tido como entorno, até mesmo "os diferentes tipos de sistemas que coexistem em uma mesma dimensão espaço-temporal". Com isso, o sistema social se distingue de tudo o mais, inclusive dos seres humanos. Na medida em que o sistema social e o sistema psíquico operam de forma autopoiética e de forma separada, a sociedade é tida como entorno para o indivíduo: "os seres humanos são o entorno psíquico dos sistemas sociais". Tal perspectiva entra em choque com toda a tradição sociológica que considera a sociedade formada por seres humanos que estabelecem relações entre si e reproduzem o que se chama de sociedade. Ainda assim, isso não significa dizer que a consciência não tenha nenhum papel para os sistemas sociais: "sistemas sociais e consciências estão em estado de interpenetração, ou seja, cada um desses sistemas é condição de possibilidade do outro".

User badge image

Robélia

Há mais de um mês

Podemos avaliar cada sociedade, ligada a um território específico, como um conjunto de sistemas sociais, autônomos e dependentes que formam a estrutura global. Autônomo porque tem meio próprio, se distingue dos demais, e é necessário. Dependênte porque se alimenta dos inputs dos outros demais sistemas. Um sistema social não é somente o somatório das partes que o compõe, mas também a forma como as partes se interagem e se organizam, permanecendo um só conjunto. Mesmo sofrendo mudanças internas e externas permanecem coesas e viável no tempo. Tanto o sistema que fornece quanto o que recebe, participam reunidos na sociedade global, que lhes colocam regras condicionando suas ações e estruturas, tanto institucionalmente como culturalmente.  

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes