Buscar

capacidade redutora dos a;ucares

Muitos dissacarídeos existem em duas formas anoméricas, com exceção da sacarose (glicoseα1→2frutose) e da trealose (glicoseα1→1glicose). Desenhe a estrutura desses dois dissacarídeos e correlacione a estrutura com a capacidade redutora dos açúcares.

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Primeiramente vamos desenhar a estrutura da sacarose:


Desenhando a trealose temos:


Um açúcar redutor é qualquer açúcar que seja capaz de atuar como agente redutor porque possui um grupo aldeído livre ou um grupo cetona livre . Todos os monossacarídeos são açúcares redutores, juntamente com alguns dissacarídeos , oligossacarídeos e polissacarídeos . Os monossacarídeos podem ser divididos em dois grupos: os aldoses , que têm um grupo aldeído, e os cetoses , que têm um grupo cetona.


Os cetoses devem primeiro se tautomerizar em aldoses antes que possam agir como açúcares redutores. Os monossacarídeos alimentares comunsgalactose , glicose e frutose são todos açúcares redutores. Os dissacarídeos são formados a partir de dois monossacarídeos e podem ser classificados como redutores ou não redutores. Os dissacáridos não redutores, como a sacarose e a trealose, possuem ligações glicosídicas entre os seus carbonos anoméricos e, assim, não podem converter-se numa forma de cadeia aberta com um grupo aldeído; eles estão presos na forma cíclica.


Os dissacarídeos redutores como a lactose e a maltose possuem apenas um de seus dois carbonos anoméricos envolvidos na ligação glicosídica, o que significa que eles podem se converter em uma forma de cadeia aberta com um grupo aldeído.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais