Buscar

Quais as consequências do bloqueio da ligação da acetilcolina no potencial de ação?

💡 3 Respostas

User badge image

Jonathan Sena

Quando reticulo sarcoplasmatico não libera o ca² ele apenas não contrai o músculo.

Espero ter ajudado.

1
Dislike0
User badge image

Agnecilia Alves

Não ocasiona a transmissão do impluso nervoso.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A acetilcolina é um neurotransmissor de caráter excitatório, que pode agir tanto em sinapses neuronais quanto em placas motoras, que enviam sinais para os músculos.


Ao agir sobre um neurônio, a acetilcolina abre os canais de sódio e potássio da célula, fazendo com que as concentrações desses dois íons dentro e fora da célula se estabilizem, e despolarizando a membrana. Essa despolarização vai se prolongar pelo neurônio e dará origem ao impulso nervoso. Já nas placas motoras (neurônio – músculo), receptores nas fibras musculares reconhecem a acetilcolina como sinal para a contração.


Algumas toxinas responsáveis pela paralisia muscular estão relacionadas aos receptores de acetilcolina, como o veneno de algumas cobras e dos baiacus, que bloqueiam esses receptores.

Há também uma doença chamada Miastenia Gravis, que consiste numa situação em que o corpo produz anticorpos contra os receptores de acetilcolina, que impedem que esse neurotransmissor se ligue ao seu receptor e assim inibe a contração muscular do portador da doença.

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais