Buscar

2- Explique porque o rol das atenuantes previstas nos arts. 65 e 66 é doutrinariamente conhecido por “rol exemplificativo”. Do mesmo modo porque as ag

1-    Explique porque o rol das atenuantes previstas nos arts. 65 e 66 é doutrinariamente conhecido por “rol exemplificativo”. Do mesmo modo porque as agravantes dos arts. 61 e 62 são conhecidos doutrinariamente por “rol taxativo”.

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Veja bem, os arts. 61 e 62, são situações em que, se estiverem presentes agravaram a pena do réu; não pode o juiz utilizar a analogia, ou até seu próprio censo crítico para agravar a pena, somente poderá utilizar aquelas que já foram estabelecidas taxativamente (rol esgotado, apenas aqueles, não há outros).

Os arts. 65 e 66, são situaçãoes em que podem atenuar (deixar menos grave) a pena, podendo o juiz utilizar a analogia, ou o seu censo crítico, desde que devidamente justificado, utilizar de outras atenuantes que não esteja expresso, esse rol se torna exemplificativo para que o juiz o utilize e tenha como base sobre como atenuar a pena.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais