Buscar

Quais os mecanismos de combate às bactérias pelo sistema imunológico?

💡 2 Respostas

User badge image

leozin batista

ggggg

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Órgãos imunitários primários

Medula óssea – além da produção de células sanguíneas e plaquetas, a medula produz linfócitos B, linfócitos matadores. É nesse órgão que ocorre o processo de amadurecimento dos linfócitos B.

Timo – o timo é responsável por produzir linfócitos T maduros.


Órgãos imunitários secundários

Linfonodos – estão presentes nos vasos linfáticos; neles a linfa é filtrada, permitindo que partículas invasoras sejam fagocitadas pelos linfócitos ali presentes.

Tonsilas – possuem função semelhante aos linfonodos. Estão localizadas na parte posterior da boca e acima da garganta.

Baço – o baço filtra o sangue para remover microrganismos, substâncias estranhas e resíduos celulares, além de produzir linfócitos.

Adenoides – constituem de uma massa de tecidos linfoides protetores localizados no fundo da cavidade nasal. Têm como função ajudar a proteger o organismo de bactérias e vírus causadores de doenças transmitidas pelo ar.

Apêndice cecal – é uma pequena extensão tubular localizada no ceco, primeira porção do intestino grosso. Através da atuação das bactérias presentes nessa estrutura, microrganismos invasores são combatidos.


 A primeira barreira do sistema imunológico se rompe: sua pele. As bactérias próximas se aproveitam da oportunidade e entram na sua ferida. Elas começam a usar os recursos do corpo e dobram seu número a cada 20 minutos. Primeiro elas passam pelo seu radar mas quando uma determinada população de bactérias é atingida, elas mudam seu comportamento e começam a danificar o corpo mudando seu ecossistema.


O sistema imunológico precisa pará-las o mais rápido possível. Primeiro todas as suas células-guarda, chamadas de macrófagos, intervém. Elas são células enormes que monitoram a região das extremidades do corpo. Na maioria das vezes elas conseguem encerrar uma infecção sozinhas porque elas podem fagocitar até 100 intrusos cada uma. Elas "engolem" o intruso inteiro e os prende em uma membrana.


Então o invasor é partido em enzimas e morto. Além disto, elas causam inflamações ao mandar que os vasos sanguíneos mandem água aolocal da infecção para que as fagocitoses fiquem mais fáceis. Você enxerga isto como um suave inchaço.

Quando os macrófagos atuam por tempo demais, eles podem chamar um grande apoio ao liberar proteínas mensageiras que comunicam o local e a urgência. Neutrófilos abandonam suas função natural no sangue e vão para o local da infecção. Os neutrófilos  matam células saudáveis no processo como efeito coláteral. Além disto, eles criam barreiras que prendem e matam as bactérias. Eles são tão letais que cometem "suicidio" após cinco dias pra evitar que causem dano demais.

fonte:http://blog.brasilacademico.com/2015/07/sistema-imunologico-infeccao-bacteriana.html

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais