Buscar

Quais células poderão ser encontradas na parede dos túbulos seminíferos?

💡 3 Respostas

User badge image

RD Resoluções

As células encontradas são as células de Sertoli. As células de suporte de Sertoli são células que são localizados dentro dos túbulos seminíferos e cuja função essencial é a formação da barreira hemato-testicular e nutrição de esperma futuro .


Elas só podem se multiplicar no primeiro ano de vida (suas contrapartes nas mulheres são células foliculares). Elas possuem forma piramidal e seu núcleo tem uma forma irregular com um entalhe. O nucléolo é claramente visível , distinguindo-a das células germinativas de núcleo arredondado .


Cada célula de Sertoli é conectada a células adjacentes por junções apertadas que delimitam dois compartimentos: um compartimento basal que contém espermatogônias e espermatócitos até o estágio pré-leptóteno.  A presença de uma barreira hemato-testicular que delimita dois compartimentos,  impede o escape de espermatozóides intratubulares para a circulação sistêmica e linfática. Essa noção é importante porque o sistema imunológico geral não tolera antígenos espermáticos e pode, então, desenvolver anticorpos antispermáticos que podem ser responsáveis ​​pela orquite e esterilidade autoalérgicas.

1
Dislike0
User badge image

Diogo Barros

espermatogônia
0
Dislike0
User badge image

Ernesto Winchester

e células de Sertoli
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes