Buscar

Quais células poderão ser encontradas na parede dos túbulos seminíferos?

💡 3 Respostas

User badge image

RD Resoluções

As células encontradas são as células de Sertoli. As células de suporte de Sertoli são células que são localizados dentro dos túbulos seminíferos e cuja função essencial é a formação da barreira hemato-testicular e nutrição de esperma futuro .


Elas só podem se multiplicar no primeiro ano de vida (suas contrapartes nas mulheres são células foliculares). Elas possuem forma piramidal e seu núcleo tem uma forma irregular com um entalhe. O nucléolo é claramente visível , distinguindo-a das células germinativas de núcleo arredondado .


Cada célula de Sertoli é conectada a células adjacentes por junções apertadas que delimitam dois compartimentos: um compartimento basal que contém espermatogônias e espermatócitos até o estágio pré-leptóteno.  A presença de uma barreira hemato-testicular que delimita dois compartimentos,  impede o escape de espermatozóides intratubulares para a circulação sistêmica e linfática. Essa noção é importante porque o sistema imunológico geral não tolera antígenos espermáticos e pode, então, desenvolver anticorpos antispermáticos que podem ser responsáveis ​​pela orquite e esterilidade autoalérgicas.

1
Dislike0
User badge image

Diogo Barros

espermatogônia
0
Dislike0
User badge image

Ernesto Winchester

e células de Sertoli
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais