Buscar

qual o nome anatomico dessas moleiras e sua importancia ?

💡 5 Respostas

User badge image

Isabela Cazzuni

As moleiras do crânio? se sim. É são compostos por tecido cartilaginoso, suturas obturadas dos ossos da calvário. Suas principais importâncias são para facilitar a saida do feto pelo canal vaginal e para o desenvolvimento do encéfalo depois do nascimento
1
Dislike0
User badge image

Sasha Saldanha

São as fontanelas
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Moleira é o nome vulgar de uma separação entre os ossos do crânio de fetos e recém-nascidos, que desaparece quando a ossificação dessa região é completada.


Sabemos que, anatomicamente, as moleiras são denominadas fontanelas ou fontículos, e estão presentes no crânio de fetos e recém-nascidos, onde a ossificação ainda é incompleta. As fontanelas são compostas por grande quantidade de tecido conjuntivo fibroso, que garante a separação entre os ossos e uma maior mobilidade. Essa separação entre os ossos é de extrema importância, uma vez que no momento do nascimento, o recém-nascido ainda não atingiu o desenvolvimento completo de seu crânio, e as fontanelas possibilitam que os ossos do crânio continuem a crescer até atingir seu tamanho adulto. Sabemos ainda que as fontanelas permitem, no momento do parto, uma redução considerável do volume da cabeça fetal, pelo movimento de cavalgamento destes ossos do crânio e esta redução de volume facilita a exteriorização do feto.


Deste modo, sabe-se que fontanelas, conhecidas vulgarmente por moleiras, são separações entre os ossos do crânio de fetos e recém-nascidos, preenchidas por tecido conjuntivo, e que desempenham papel fundamental no nascimento de fetos, bem como no desenvolvimento completo do crânio nos primeiros estágios de vida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais