Buscar

Cite a diferença entre os polócitos (morfologia e origem)

💡 2 Respostas

User badge image

Tina Soares

Os glóbulos polares, corpúsculos polares ou polócitos são células que se formam durante a fase maturação da ovogénese nos mamíferos, a fim de permitir a redução cromossómica característica da meiose.

1º Glóbulo polar

Forma-se juntamente com o ovócito II a partir do ovócito I, devido à divisão I da meiose.

A fim de permitir a "segregação dos homólogos" é necessário que no final da telófase I se formem dois núcleos haplóides. Mas, como por cada ovogénese se pretende apenas produzir uma célula viável e com reservas nutritivas, vai ocorrer então uma citocinese desigual no fim da divisão I da meiose, originando-se deste modo uma célula de grandes dimensões com praticamente todo o citoplasma do ovócito I, o ovócito II (ovócito II, ovócito secundário ou ovócito de segunda ordem) e uma célula de pequenas dimensões contendo no seu interior praticamente só o núcleo, o 1º glóbulo polar.

2º Glóbulo polar

Para concluir a meiose é necessário que ocorra ainda a anáfase II e consequente "separação dos cromatídios", pois no início da divisão II da meiose os cromossomas ainda são possuidores de dois cromatídios.

No final da telofase II formam-se mais dois núcleos haplóides no interior do oócito II. Mas mais uma vez, como por cada oogénese apenas se pretende produzir uma célula viável, vai ocorrer de novo uma citocinese desigual no fim da divisão II da meiose, originando uma célula de grandes dimensões com praticamente todo o citoplasma do oócito II, o óvulo, e uma célula de pequenas dimensões contendo no seu interior praticamente só o núcleo, o 2º glóbulo polar.

Porem no caso dos seres humanos e da maioria dos mamíferos, o oócito II pára a divisão II da meiose na metafase II ocorrendo de seguida a ovulação, ficando assim o fim da meiose e por consequência o fim da fase maturação da oogénese dependentes do "estimulo" da fecundação.

Se o oócito II em metafase II for fecundado por um espermatozóide, completa-se a divisão II, no final da qual volta a ocorrer a tal citocinese desigual dando origem ao óvulo e ao 2º glóbulo polar.

Ambos os glóbulos polares degeneram finda a oogénese, pois a sua função foi cumprida.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os glóbulos polares, corpúsculos polares ou polócitos são células que se formam durante a fase maturação da ovogénese nos mamíferos, a fim de permitir a redução cromossômica característica da meiose.


Forma-se juntamente com o ovócito II a partir do ovócito I, devido à divisão I da meiose.

A fim de permitir a "segregação dos homólogos" é necessário que no final da telófase I se formem dois núcleos haplóides. Mas, como por cada ovogénese se pretende apenas produzir uma célula viável e com reservas nutritivas, vai ocorrer então uma citocinese desigual no fim da divisão I da meiose, originando-se deste modo uma célula de grandes dimensões com praticamente todo o citoplasma do ovócito I, o ovócito II (ovócito II, ovócito secundário ou ovócito de segunda ordem) e uma célula de pequenas dimensões contendo no seu interior praticamente só o núcleo, o 1º glóbulo polar.


Para concluir a meiose é necessário que ocorra ainda a anáfase II e consequente "separação dos cromatídios", pois no início da divisão II da meiose os cromossomas ainda são possuidores de dois cromatídios.

No final da telofase II formam-se mais dois núcleos haplóides no interior do oócito II. Mas mais uma vez, como por cada oogénese apenas se pretende produzir uma célula viável, vai ocorrer de novo uma citocinese desigual no fim da divisão II da meiose, originando uma célula de grandes dimensões com praticamente todo o citoplasma do oócito II, o óvulo, e uma célula de pequenas dimensões contendo no seu interior praticamente só o núcleo, o 2º glóbulo polar.


Porem no caso dos seres humanos e da maioria dos mamíferos, o oócito II pára a divisão II da meiose na metafase II ocorrendo de seguida a ovulação, ficando assim o fim da meiose e por consequência o fim da fase maturação da oogénese dependentes do "estimulo" da fecundação.

Se o oócito II em metafase II for fecundado por um espermatozóide, completa-se a divisão II, no final da qual volta a ocorrer a tal citocinese desigual dando origem ao óvulo e ao 2º glóbulo polar.

Ambos os glóbulos polares degeneram finda a oogénese, pois a sua função foi cumprida.

fonte:https://lookformedical.com/faq.php?q=caso%2C+citocinese&lang=3

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais