Buscar

osmose salada

Sabe-se que ao colocar vinagre sal ou limão na salada ela mucha devido o processo osmotico, se a parede celular oferece resistencia  a celula como pode ser explicado a passagem do liquido do meio menos consentrado para o meio mais concentrado atraves de duas menbranas a parede celular e a menbrana plasmatica e qual a influencia dos plasmodesmos nesse processo osmotico?  

💡 3 Respostas

User badge image

Francini de Barrios

A folha fica com aspecto murcho devido ao sal adicionado à sua superfície. O interior das células da alface tem menor concentração de solutos (meio hipotônico) em relação ao sal colocado sobre a folha. A combinação do sal com a umidade do ar proporciona que esse meio seja hipertônico em relação ao interior das células de alface, fazendo com que a água se difunda para fora da folha, proporcionando o aspecto murcho que pode também ser visualizado após algum tempo que a salada foi temperada.

Os citoplasmas das células vegetaisvegetais estabelecem continuidade entre si, através dos plasmodesmos, pontes citoplasmáticas que ligam uma célula a outra. Por tais prolongamentos ocorrem passagem de substâncias entre células.

 

Portanto, conclui-se que a parede celular não impede que a a água deixe a célula vegetal, ela é responsável por impedir a lise celular. E os plasmodesmos influenciam de modo que contribuem para a facilitação da passagem de água por osmose.

Referência:http://www.biologia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/praticas/osmose_alface.pdf

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A osmose ou de osmose é um fenómeno físico relacionada com o movimento de um solvente através de uma membrana semipermeável, um comportamento que envolve uma difusão simples através da membrana, sem gasto de energia.

As membranas das células vegetais também são semipermeáveis e, neste caso, também em um ambiente isotônico, a passagem da água em ambas as direções é equilibrada. Na presença de um meio hipotônico, a célula absorve água preenchendo seus vácuos, dando origem a uma situação chamada turgidez. Por outro lado, em um ambiente hipertônico, a água deixa a célula através da membrana, e a parede celular pode ser separada da membrana plasmática, causando o que é chamado de plasmólise.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais