Buscar

COMO É REALIZADO O MÉTODO DE EQUILIBRIO LIMITE

💡 5 Respostas

User badge image

rafael teixeira

O equilibrio limite é baseado na aplicação das leis de Newton nas forças que circundam uma fatia do solo. Você encontrará muitas metodologias que aplicam o princípio o Equilibrio Limite, por exemplo Bishop, Bishop simplificada, Spencer, Jambu, Morgenstern e Price, etc. A diferença de um processo de cálculo para o outro é a considereção de simplificação que o autor faz, pois quando você avalia uma fatia de solo que pertence a cunha de ruptura irá perceber que o número de incognitas é maior do que o número de equações. É nesse ponto que as metodologias de cada autor diferem, ou seja, quais considerações irão realizar para resolver um problema indeterminado.

Espero ter ajudado.

Abraço

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O método do equilíbrio limite permite a determinação do fator de segurança do talude, utilizando dados como as propriedades de resistência ao cisalhamento da rocha e das descontinuidades, a pressão de poro e outras propriedades do maciço.


As análises consistem em determinar se existe resistência suficiente no talude (rocha ou solo) para suportar as tensões de cisalhamento que tendem a provocar a falha ou deslizamento.

A maioria dos métodos de análise de equilíbrio limite tem em comum a comparação das forças ou momentos resistentes e os atuantes sobre uma determinada superfície de deslizamento.

Existem vários métodos de equilíbrio limite, alguns deles são: Método das Lamelas ou slices, método de Bishop e Janbú, método de Morgenstern & Price e o método General de Equilíbrio Limite (GLE). Sendo este último o mais popular nas análises de equilíbrio limite, devido a sua formulação mais generalizada. O método pode ser usado tanto para o equilíbrio de forças como para o equilíbrio de momento.

O procedimento do GLE consiste na seleção de uma função apropriada que descreva a variação dos ângulos das forças entre lamelas de forma a conseguir o equilíbrio completo.

O método adota uma função   para determinar o ângulo da força entre lamelas. 

A função  varia entre 0 e 1 e essencialmente representa a forma da distribuição utilizada para descrever o ângulo da força entre lamelas. Adotar essa função satisfaz (n-1) suposições, deixando o ângulo da força entre lamelas e o valor de   como uma incógnita adicional, a qual é introduzida como (n-2) incógnitas. 

A formulação utilizada aplica uma forma discreta de uma função contínua  , para calcular a função de cada contorno entre lamelas, utilizando os ângulos   e   para a face vertical direita e esquerda das lamelas. Para um contorno de uma lamela típica,  , onde x é a coordenada no eixo x da face direita da lamela selecionada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais