Buscar

Preciso de 3 exemplos de cada : citação direta ,indireta ,citação da citação e paráfrase .

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Citação direta: ocorre quando a cópia é feita de forma integral, idêntica ao texto de origem. Nesse caso, deve-se citar o último nome do autor, o ano de publicação da obra e o número da página de onde o trecho foi extraído.

As citações diretas de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas. Veja o exemplo.

Segundo Rónai (2012, p. 21), “pensa-se geralmente que a tradução fiel é a tradução literal, e que, portanto, qualquer tradução que não seja literal é livre”.


A citação indireta, também conhecida como paráfrase, é quando a ideia do(a) autor(a) lido(a) é incorporada ao seu texto a partir de suas próprias palavras e não mais das palavras desse(a) autor(a). Ou seja, na citação indireta, você “traduz” a ideia do(a) autor(a) com os seus próprios termos, sem jamais alterar ou deturpar o que foi dito originalmente. Essa “tradução” (citação indireta) deve ser sempre devidamente acompanhada da identificação da fonte, isto é, a informação que inclui o sobrenome do(a) autor(a) e o ano da publicação a que se refere sua paráfrase.


Ex.: Texto original do autor consultado: “É necessário ainda reconhecer que a complexa realidade brasileira traduz um alarmante quadro de exclusão social e discriminação como termos interligados a compor um ciclo vicioso em que a exclusão implica discriminação e a discriminação implica exclusão. Nesse cenário, as ações afirmativas surgem como medida urgente e necessária” (PIOVESAN, 2005, p. 52).


Para começar, a palavra “apud” quer dizer “citado por”, portanto, se algum professor te mandar fazer apud, você já sabe que ele está falando de uma citação.


No entanto, dentro da norma ABNT, apud se refere a uma citação de um texto que você não leu, mas que é citado por outro autor, e este sim teve sua obra estudada por você.


Ex.: De acordo com X (1985, p. 60 apud Y, 2002, p.15), “Relações interpessoais são muito importantes para construir o comportamento do ser humano.”

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais