Buscar

o que é psicologia jurídica

como a psicologia se tornou parceira do Direito?

💡 1 Resposta

User badge image

Débora Rocha Silva

A Psicologia Jurídica é uma área da Psicologia que trabalha questões do Direito e do mundo jurídico. Em muitos países o termo é conhecido como Psicologia Forense uma vez que os profissionais dessa área atuam diretamente em tribunais, auxiliam juízes, promotores e até mesmo policiais em casos em que abrange o Direito.

 

Os Psicólogos Jurídicos podem atuar em diversos locais como:

 

  • Varas de Família: em processo de separação e alienação parental;
  • Varas da Infância e Adolescência: em processos de disputa de guarda, ato infracional, etc.;
  • Justiça do Trabalho: em processos de acidente de trabalho e doenças ocupacionais;
  • Justiça comum: quando em acidentes com vitimas, por exemplo;

 

Há novas perspectivas de atuação desses profissionais como Psicologia dos Desastres e das Catástrofes e Psicologia do Trânsito. São áreas de recente atuação, mas que já se pode observar a forte influência desses profissionais.

E respondendo a sua outra pergunta , sobre como a psicologia se tornou parceira do direito. É bem simples ..os profissionais deste âmbito não são com frequência solicitados em tribunais, mas são essenciais na elaboração de psicodiagnóstico, no trabalho com crianças e adolescentes privados de liberdade, em presídios, acompanhamento e orientação a familiares, projetos referentes a combate a violência entre muitos outros.

 

6
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais