Buscar

O que são cromossomos homólogos?

O que são cromossomos homólogos?

💡 10 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Cromossomos homólogos são os que se pareiam durante a divisão celular. Eles possuem genes que determinam as mesmas características, contendo cada um, um alelo diferente. Durante a formação de gametas, esses cromossomos se separam e, durante a fecundação, juntam-se, porém um cromossomo paterno se junta com um materno, formando o zigoto, que sofrerá sucessivas mitoses e outros processos até a formação completa do indivíduo. Eles são identificados com base em seus centrômeros, localização e tamanho de suas bandas. Os cromossomos homólogos são aqueles que sofrem o processo de recombinação durante a divisão celular meiótica, ou formação de gametas, o que confere maior variabilidade genética à espécie. Espécies haploides não possuem cromossomos homólogos, pois elas são formadas apenas por um conjunto de cromossomos, sem que haja pareamento dos centrômeros durante as divisões celulares.

3
Dislike0
User badge image

Dyefison Carlos

São cromossomos que apresentam as mesmas caracteristicas e se apresentam no mesmo locus genéticos

16
Dislike1
User badge image

Jéssica Sales

"Cada espécie tem um número determinado de cromossomos; a espécie humana, por exemplo, tem um conjunto de 46 cromossomos, presentes nos núcleos de cada célula. Na verdade temos dois cromossomos de cada tipo, ou seja, eles formam duplas. As células chamadas diplóides possuem os cromossomos em pares; dizemos que são cromossomos homólogos"

Fonte :http://www.ib.usp.br/evolucao/inic/text6.htm

11
Dislike0
User badge image

Deirijane Sousa

É só lembrar que temos dois conjuntos de cromossosmos: Um herdado do pai e outro da mãe. Ambos têm as mesmas características, ou seja, as mesmas informações para as proteínas. Um cromossomo herdado do pai e o seu correspondente herdado da mãe são chamados de cromossomos homólogos. Ambos têm informações para as mesmas proteínas, contudo os genes predominantes é que determinam as características do indivíduo. 

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais