Buscar

direito real

Direito real é o direito que se prende à coisa, prevalecendo sobre todos, independendo da colaboração de outrem para o seu exercício e conferindo ao seu titular a possibilidade de buscar a coisa onde quer que se encontre, e sobre ela exercer o seu direito.

💡 1 Resposta

User badge image

Darlison Alves

Direitos reais: por sua vez, podem ser exercitados por seu titular em face de qualquer pessoa da sociedade, independentemente da existência de uma relação jurídica prévia entre eles. Desse modo, podemos caracterizar direito pessoal como uma relação jurídica de pessoa a pessoa, tendo como elementos o sujeito ativo, o sujeito passivo e a prestação. O direito real, por sua vez, estabelece uma relação entre o titular do direito e toda a sociedade, ou seja, um sujeito determinado e outro indeterminado, numa relação de exclusividade de poder sobre uma determinada coisa. Assim, os direitos pessoais podem ser exigidos apenas de quem é parte na relação jurídica que os originou, enquanto que os direitos reais podem ser exigidos contra todos (erga omnes).

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais