Buscar

Diferença entre microeconomia e macroeconomia.

💡 2 Respostas

User badge image

Renata Macedo

A macroeconomia é a parte da economia que se encarrega de estudar o funcionamento econômico em geral, bem como as políticas econômicas que são adotadas em larga escala, por exemplo, em um país. Isto é, engloba a sociedade em seu conjunto funcionando ao mesmo tempo, não de forma independente.
A microeconomia é a parte que se encarrega do comportamento de cada ator econômico de forma individual, como podem ser as famílias, as empresas ou os trabalhadores.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

No estudo da Economia e das Ciências Contábeis, Macroeconomia e Microeconomia são termos abstratos que ajudam no entendimento de situações particulares.


A Microeconomia é uma subárea da Economia que tem por objetivo efetuar a análise do comportamento de fatos econômicos e suas consequências tomando uma postura individual do objeto. Por exemplo, ela é utilizada para estudar empresas e consumidores no contexto de um bem ou serviço, procurando respostas e soluções para aumentar rendimentos e diminuir custos. 

A Macroeconomia, por sua vez, é uma subárea da Economia que tem por objetivo estudar o comportamento econômico de uma dada estrutura, por exemplo, uma região ou um país. Tem um propósito de análise mais abrangente, levando em consideração variáveis externas e o contexto externo. Veja que, neste caso, a macroeconomia também é utilizada para avaliar políticas econômicas implementadas por governos, por exemplo.


Note, no entanto, que existem situações que podem ser estudadas e influenciam em conceitos tanto da macroeconomia como da microeconomia, uma vez que são conceitos interrelacionados, de forma que cada uma depende da outra para que o estudo da Economia seja completo e aplicado com corretude.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais