Buscar

A acetilcolina (ACh) é um neurotransmissor sintetizado pelos neurônios colinérgicos localizados no cerebelo

no sistema reticular ascendente, no córtex cerebral e no tálamo. No sistema nervoso central este neurotransmissor está envolvido no controle da cognição. Entretanto, desempenha também um importante papel no sistema nervoso periférico sendo liberado pelo nervo vago diretamente no músculo estriado cardíaco causando:

a) Aumento da frequência cardíaca.
b) Diminuição da frequência cardíaca.
c) Aumento na força de contração.
d) Relaxamento permanente do músculo.
e) Inibição da bomba de recaptação.

💡 3 Respostas

User badge image

Alef Andre

C - aumenta na forca de contracao

0
Dislike0
User badge image

Rhaiane Gonçalves

B diminuição da frequencia cardíaca
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Diminuição da frequência cardíaca, letra b) é a resposta correta.


A via eferente parassimpática é representada por fibras que integram o nervo vago, as quais originam-se principalmente nos centros bulbares, destacando-se o núcleo motor do vago e o núcleo ambíguo. Emergem da região cranial da medula espinhal, como longas fibras pré-ganglionares, também colinérgicas nicotínicas, as quais formam sinapses em gânglios localizados na intimidade das estruturas efetoras cardíacas.


Assim, os gânglios parassimpáticos e as curtas fibras pós-ganglionares colinérgicas muscarínicas que deles se originam estão englobadas pelas estruturas do coração. Esta peculiaridade anátomo-funcional da inervação parassimpática cardíaca é a razão pela qual determinados processos patológicos que acometem o coração, acabam por lesar também, por extensão, os gânglios e os neurônios parassimpáticos intrínsecos cardíacos, o que não acontece com a inervação simpática. Em decorrência disto, a disfunção autonômica cardíaca manifesta-se mais comumente por exclusiva ou predominante depressão funcional parassimpática.


As inervações simpática e parassimpática cardíacas não distribuem-se uniforme ou eqüitativamente, mas variam em densidade e predominância segundo a estrutura inervada. Assim, por exemplo, os nós sinusal e átrio-ventricular e o miocárdio atrial são influenciados equilibradamente por ambas as divisões autonômicas, enquanto o sistema de condução intraventricular, o miocárdio ventricular e os vasos coronarianos, são inervados predominantemente pela divisão simpática.

fonte:http://www.fm.unb.br/labcor/disauton.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais