Buscar

Como ocorre o impulso nervosos?

Respostas

User badge image

Rodrigo Irikura

Inicialmente há um estímulo no qual há uma despolarização do neurônio, ou seja, há abertura dos canais de sódio (entra) e de potássio (sai). Essa despolarização percorrerá desde o corpo celular até o terminal do axônio onde estimulará a abertura de canais de cálcio que entrarão no terminal e provocarão a exocitose de vesículas que contém neurotransmissores. Os neurotransmissores são liberados na fenda sinaptica onde serão captados por axônios de outro neurônio provocando assim a despolarização desse neurônio. Isso ocorre diversas vezes criando assim um "caminho eletrico" conhecido como impulso nervoso até chegar a "informação " no local desejado.
2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Denominamos de impulso nervoso a corrente elétrica que passa pela membrana dos neurônios e propaga-se ao longo dessas células. São esses impulsos que garantem que um sinal seja percebido e que uma resposta seja transmitida.


O impulso nervoso inicia-se quando o neurônio sofre um estímulo suficientemente forte para desencadeá-lo. Isso acontece quando uma membrana está em potencial de repouso, uma condição em que a superfície interna da membrana possui carga negativa em relação à superfície externa.


Nessa condição, há uma diferença de potencial entre o interior e o exterior de, aproximadamente, \(-70\) mV. Isso ocorre porque as concentrações de Na(sódio) fora da célula são muito maiores do que as concentrações na parte interior. O K+(potássio), por sua vez, é encontrado em maior quantidade dentro da célula. Essa concentração é mantida pelo transporte ativo de íons, que ocorre através da membrana por meio da bomba de sódio e potássio.


Quando o neurônio sofre um estímulo, há a abertura dos canais de Na+ e uma entrada rápida desse íon para o interior da célula. Nesse momento, a diferença de potencial passa a ser \(+20\) mV. O Na+ difunde-se para outras partes da membrana, e os canais de Na+ abrem-se ao longo da membrana do neurônio.


A entrada de Na+ desencadeia a mudança de potencial, o fechamento dos canais de Na+ e a saída dos íons K+ em razão das modificações nas proteínas da membrana, o que facilita a saída desse íon. Tudo isso ocorre de maneira bastante rápida para que a condição de repouso seja restabelecida, ou seja, a membrana é repolarizada. Essas alterações no potencial elétrico da membrana são chamadas de potencial de ação ou impulso nervoso.


Ao chegar à extremidade do neurônio, na sinapse (espaço entre dois neurônios ou entre um neurônio e uma glândula ou músculo), o impulso nervoso desencadeia a liberação de uma substância química conhecida como neurotransmissor. Essa substância provoca a abertura dos canais de sódio na célula adjacente, desencadeando o impulso nessa outra célula.


Portanto, resume-se que o impulso nervoso tem início quando o neurônio sofre um estímulo suficientemente forte para desencadeá-lo. Isso acontece quando uma membrana está em potencial de repouso, uma condição em que a superfície interna da membrana possui carga negativa em relação à superfície externa.

Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/impulso-nervoso.htm. Acesso em 16 de julho de 2018.

1
Dislike0
User badge image

Carla Oliveira

obrigada
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando