Buscar

Quando utilizar o recurso adesivo?

💡 3 Respostas

User badge image

Lays Fratteze

Aplica-se exclusivamente em caso de sucumbência recíproca, situação em que ambas as partes têm interesse para interpor o recurso independente, porém, por alguma razão qualquer, uma delas não o faz. A princípio, a falta de interposição do recurso principal por uma das partes traz a idéia de preclusão lógica, eis que, expirado o prazo, esta não recorreu. Todavia, ao ser intimada para contra-arrazoar o recurso interposto pela parte contrária, surge, ao recorrido, dentro daquele mesmo prazo, o direito previsto no art. 500, qual seja, de recorrer adesivamente.

O recurso adesivo só será admissível na apelação, nos embargos infringentes, no recurso extraordinário e no recurso especial (art. 500, II, do CPC)

A vida do recurso adesivo depende da existência do recurso principal. Caso haja desistência deste, aquele, inevitavelmente, falecerá [2]. Também, se o recurso principal for julgado inadmissível ou deserto, o adesivo não será conhecido e julgado. Com tais ocorrências também o recurso adesivo será extinto (art. 500, III)

Aplicam-se ao recurso adesivo as mesmas regras do recurso independente, quanto às condições de admissibilidade, preparo e julgamento no tribunal superior (art. 500, parágrafo único).

0
Dislike0
User badge image

Rafael Lima

O recurso adesivo é cabívvel nos casos de sucumbência recíproca, ou seja, quando a decisão judicial acolhe apenas em parte o pedido das partes.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Somente pode ser interposto em dependência com apelação, recurso especial e recurso extraordinário, interpostos pela outra parte. São casos em que a parte não pretendia recorrer ou perdeu o prazo para tanto, mas se vale da interposição pela parte adversa para fazê-la.

O recurso adesivo é aquele interposto por dependência em relação ao recurso principal, seguindo mesmo rito e no prazo das contrarrazões (art. 997, §2º do CPC):

Art. 997. Cada parte interporá o recurso independentemente, no prazo e com observância das exigências legais.

[...]

§ 2º O recurso adesivo fica subordinado ao recurso independente, sendo-lhe aplicáveis as mesmas regras deste quanto aos requisitos de admissibilidade e julgamento no tribunal, salvo disposição legal diversa, observado, ainda, o seguinte:

I - será dirigido ao órgão perante o qual o recurso independente fora interposto, no prazo de que a parte dispõe para responder;

II - será admissível na apelação, no recurso extraordinário e no recurso especial;

III - não será conhecido, se houver desistência do recurso principal ou se for ele considerado inadmissível.

Inicialmente, a parte não pretendia recorrer, mas a ela é facultada a interposição de recurso em dependência com o recurso interposto pelo ex adverso.

Entretanto, o recurso ficará subordinado ao recurso independente, ou seja, a admissibilidade do recurso adesivo depende da admissibilidade do recurso principal, originariamente interposto, sendo certo que a desistência deste (recurso principal) implica no desconhecimento daquele (recurso adesivo)

Ademais, em garantia do contraditório e da ampla defesa, interposto recurso adesivo, a recorrente no recurso principal deve ser intimada para manifestação em contrarrazões.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais