Buscar

Porque as celulas de intensa atividade possuem maior quantidade de água do que as células de pequena atividade metabolica

bioquimica

💡 3 Respostas

User badge image

Rayssa Gomes

Porque quanto maior a atividade metabolica que a celula exerce maior sua sintese proteica que é acelerada, conseguentemente se acelera também a produção de água que se acumula formando uma grande concentração.

6
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

A água é a principal substância responsável pelo planeta como o vemos hoje. Sem ela, nenhuma forma de vida conhecida atualmente existiria ou sobreviveria. Em todos os organismos vivos, ela atua em funções importantes que são essenciais para o funcionamento adequado de um organismo.


No corpo humano, essa substância exerce variadas atividades essenciais para garantir o equilíbrio e funcionamento adequado do organismo como um todo. Dentre essas funções, podemos destacar o seu papel como solvente, garantindo um meio propício para a realização da grande maioria das reações químicas.


A água também exerce papel primordial na eliminação de substâncias tóxicas, constituindo um importante componente do plasma sanguíneo, sendo responsável, portanto, pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células. Assim como ela atua levando substâncias, também funciona transportando os produtos do metabolismo até os locais de sua eliminação. Outras funções da água no organismo ficam por conta dos processos fisiológicos, da proteção de algumas estruturas do corpo e da regulação da temperatura do corpo.


Portanto, visto que a água possibilita a realização da maioria das reações químicas a nível celular, as células de intensa atividade requerem maior quantidade de água do que as células de pequena atividade metabólica.

Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/funcoes-agua-no-corpo-humano.htm. Acesso em 24 de julho de 2018.

3
Dislike1
User badge image

Irane Olirio

as células de intensa atividade possuem maior quantidade de água do que as células de pequena actividade metabólica porque estas células, para realizarem suas atividades metabólicas, necessitam de muita energia. Durante a respiração celular, o oxigénio oxida moléculas orgânicas a CO2 e água, liberando energia que será utilizada para produção de ATP. 


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais