Buscar

Contratrasferência

A contratransferência é essencial na relação paciente e terapêuta, ou ela deve ser evitada?

💡 5 Respostas

User badge image

Nathalia Dickel

Ela deve ser evitada!

1
Dislike0
User badge image

Larissa Brondani

Ela deve ser evitada! O que deve sempre pernanecer é transferencia.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A contratransferência, se usado com uma barreira em uma terapia, é o processo em que o terapeuta reage ao paciente, se envolvendo demais com este.


De acordo com Gelso & Hayes, a contratransferência pode ser positiva ou negativa, e que isso depende exclusivamente da gestão do terapeuta para com as suas emoções. A contratransferência positiva age quando o terapeuta apoia o paciente como se fosse seu pai, porém, se não houver uma administração correta desse processo, o terapeuta pode acabar se envolvendo demais nos problemas do paciente.


Dessa forma, a parte mais importante do processo de contratransferência é que o terapeuta possa manter sua integridade e seu empenho na sua relação profissional com o paciente, estando atendo a como a transferência do paciente pode influencia-lo, e de como gerir suas emoções. Portanto, não é possível dizer se é bom evitar, nem que a contratransferência é essencial para o processo terapêutico, visto de que depende de como o terapeuta geri a contratransferência que o atinge, podendo se tornar algo benéfico ou maléfico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais