Buscar

O que é a pressão arterial média (PAM)? De que maneira a resistência periférica influencia a PAM?

💡 2 Respostas

User badge image

Bruno Spina

As medições da pressão arterial incluem regularmente o componente sistólico (PAS) e diastólico (PAD) que permitem calcular a pressão arterial média (PAM) [PAD + 1/3 x (PAS-PAD)] e a pressão de pulso (PP) (PAS-PAD). 

O aumento da resistência periférica, como consequência do aumento da vasoconstrição arterial, foi tradicionalmente considerado o determinante principal da PAD. Isto levou à convicção de que o risco cardiovascular associado
à hipertensão arterial estava relacionado principalmente com a PAD. A PAM, função da contractilidade ventricular
esquerda, frequência cardíaca e resistência arterial periférica, é vista como uma medida do débito cardíaco e da
resistência periférica. A PP, o componente pulsátil da pressão arterial, tem dois componentes: a ejeção ventricular
que interage com as propriedades visco elás ticas das artérias de grande calibre e as ondas refletidas. Está principalmente associada à rigidez arterial. 

Bibliografia: Revista Factores de Risco, Nº28 JAN-MAR 2013 Pág. 16-19

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Na medicina, a pressão arterial sistólica designa o momento em que o coração bate, enquanto a pressão arterial diastólica designa o período de "descanso" ou "intervalo" entre os batimentos.


Embora ambas sejam importantes por si só, também deve-se ter conhecimento da pressão arterial média para determinados fins (como saber se o sangue está circulando bem). Esse valor, de sigla "PAM", pode ser descoberto facilmente com a equação

PAM = (2PAD) + PAS)/3, na qual "PAD" equivale à diastólica e "PAS" equivale à sistólica.


Para obter uma estimativa, use a fórmula PAM = DC × RVS. Em situações médicas, essa equação — que usa as variáveis "débito cardíaco" (DC, medido em L/min) e "resistência vascular sistêmica" (RVS, medida em mmHg × min/L) — pode dar uma estimativa rápida da PAM de um paciente. Apesar de seus resultados não serem 100% precisos, a fórmula gera valores bem próximos da realidade. Em situações médicas, o DC e a RVS costumam ser medidos com equipamentos especiais (embora haja métodos mais simples para calculá-los).
Uma mulher "comum" tem o débito cardíaco normal de cerca de 5 L/min. Se ela tiver uma RVS de 20 mmHg × min/L (acima de níveis normais), sua PAM será de cerca de 5 × 20 = 100 mmHg.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais