Buscar

Quais as funções do tecido epitelial?

💡 3 Respostas

User badge image

Rebeka C

Sua principal função é a de revestimento da superfície externa e de diversas cavidades internas do organismo, absorção de substâncias úteis (epitélio do intestino) e percepção de sensações (pele)

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O tecido epitelial desempenha funções de proteção do corpo na estrutura da pele, absorção de substâncias no tecido da parede do intestino e nas sensações captadas pela pele (dependendo do órgão e da região).

No que diz respeito à imunidade, o tecido epitelial compõe a imunidade inata, que é a primeira linha de defesa do organismo, formada principalmente por barreiras físicas e mecânicas, barreiras fisiológicas, barreiras celulares e barreiras inflamatórias, ou sejam, ela é fixa, e já está lá com o corpo tendo contato com a infecção ou não. Dentre as barreiras mecânicas do tecido epitelial cita-se a pele. Como barreira química menciona-se os ácidos graxos liberados pelo suor que inibem o crescimento bacteriano. Por fim, como barreiras biológicas, cita-se a flora normal da pele e do trato gastrointestinal que previne a colonização de bactérias através da secreção de substâncias tóxicas.

O tecido epitelial é classificado em:

  • Simples: tecido com uma camada de células;
  • Estratificado: caracteriza-se por várias camadas de células;
  • Pseudoestratificado: apresenta mais de uma camada de células que, por sua vez, estão ancoradas na membrana basal;
  • - Transição: localizado no sistema excretor e caracterizado por sua elevada capacidade de distensão além de sua constituição, que é dotada de várias camadas celulares.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais