Buscar

ed 3 tecidual

Prévia do material em texto

Biologia tecidual 
Estudo Dirigido III 28/07/2016 
Prof. Victor Resende 
1- Descreva os principais tipos celulares e camadas que formam os vasos sanguíneos (veias e artérias). Como a organização dessas células permite os fenômenos de contração e relaxamento vascular. Explique 
Os vasos sanguíneos são compostos pela túnica externa, túnica média e a túnica interna. A túnica externa é formada basicamente por tecido conjuntivo e, em alguns casos, algumas células musculares. A túnica média é composta somente pelas células musculares lisas. E a túnica interna é formada por células endoteliais. Entre as túnicas interna e média ainda há uma camada de matriz composta por fibras elásticas. No caso das veias, na túnica interna tem uma estrutura chamada de valva, que auxilia o coração diminuindo a força necessária de contração, no caso de passagem de sangue no sentido anti-gravitacional. E nas artérias há uma camada chamada de serosa na região externa, que é uma membrana de células endoteliais que reveste a artéria. Os fenômenos de contração e relaxamento vascular se dá pela interação com os componentes do sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático. As células endoteliais da túnica interna percebem sinais do ambiente e liberam óxido nítrico, através da enzima óxido nítrico sintase. Esse óxido nítrico vai agir nas células musculares lisas da túnica média. Dessa forma, com os sinais dos componentes simpáticos e parassimpáticos do sistema nervoso autônomo, o relaxamento ou contração do vaso será induzido. Quando o neurotransmissor liberado é a acetilcolina, do componente parassimpático, que vai diminuir o batimento e a frequência cardíaca do coração, levando ao relaxamento do músculo e, então, do vaso. Caso o neurotransmissor adrenalina, do componente simpático, seja liberado, vai levar ao aumento do batimento e da frequência cardíaca, resultando em um inotropismo positivo e contraindo, assim, o músculo liso e o vaso sanguíneo. 
2- Do ponto de vista da biologia tecidual, por que o fígado possui alta capacidade regenerativa? Explique com detalhes os mecanismos que permitem este fenômeno. 
O fígado é um órgão composto de células de natureza epitelial. A regeneração hepática é um evento que promove crescimento tecidual altamente ordenado e organizado. A perda do parênquima hepático, induzida por tratamento agudo, cirúrgico ou químico, desencadeia um 
processo regenerativo até que a massa hepática seja completamente restaurada, e todas as células hepáticas (hepatócitos, células endoteliais, etc) proliferam para substituir a perda do tecido hepático. 
3- O que são microvilosidade? Cite exemplos de tecidos que contenham células organizandas formando vilosidades e microvilosidades. Quais são as funções dessa estrutura? 
As microvilosidades são estruturas envolvidas com a capacidade de absorção de nutrientes ou outros elementos necessários para a sobrevivência celular, secreção e adesão celular, que se encontram na superfície do tecido epitelial de células epiteliais. Podem ser encontradas na superfície dos enterócitos, que revestem o tubo digestório, e na superfície de células que revestem os túbulos renais. A vilosidade que é formada no intestino, por exemplo, se dá pelo conjunto das microvilosidades e tem a função de aumentar a capacidade de absorção desse órgão. 
4- Defina epitélio simples, epitélio estratificado, epitélio pseudo-estratificado, epitélio de transição. Não poupe detalhes e dê um exemplo de tecido para cada estrutura. 
Epitélios simples são epitélios que possuem apenas uma camada de células sobre a lâmina basal, como o epitélio dos túbulos renais e dos enterócitos. Epitélios estratificados são epitélios que possuem mais de uma camada celular apoiadas sobre a lâmina basal. Alguns exemplos de epitélios que apresentam essa morfologia podem compreender o esôfago, vagina e pele. Já os epitélios chamados de pseudo-estratificas são epitélios que aparentemente possuem mais de uma camada de células, porém, com melhor análise, pode-se observar que todas elas em algum momento estão em contato direto com a lâmina basal. Um exemplo desse epitélio seria o epitélio que reveste a parede interna da traqueia. O epitélio de transição é caracterizado pela capacidade de variar sua morfologia ao longo das camadas entre simples, estratificado ou pseudo-estratificado. Normalmente esse tipo epitélio está presente em órgão que precisam estender e contrair de maneira lenta, e um exemplo pode ser a bexiga. 
5- Defina o que é o tecido conjuntivo. Quais são os exemplos de tecido conjuntivo e qual é o papel do fibroblasto neste tecido. Explique detalhadamente. 
Tecido conjuntivo é um tecido com intensa vascularização, menor densidade celular, visto que divide espaço com a matriz extracelular, e também é caracterizado pela presença de fibroblastos. Suas principais funções são de sustentação do epitélio, formação de tendões, 
ligamentos e cápsulas, preenchimento de espaços e união entre as células e, também é um órgão que serve como barreira para a entrada de elementos patogênicos. Esse tecido é precursor de outros tecidos, como o ósseo, cartilaginoso, adiposo e os vasos sanguíneos. Além desses exemplos de tecidos conjuntivos, há o tecido conjuntivo propriamente dito, que possui alta densidade de matriz extracelular, fibroblastos, células-tronco mesenquimais, células do sistema imune e vasos sanguíneos, por exemplo. O fibroblasto é o ator principal desse tecido e são células especializadas em produzir os componentes que vão formar a estrutura da matriz extracelular do tecido conjuntivo. São celulares caracterizadas por possuírem núcleos grandes, intensa matriz celular e ribossomos, dentre outros elementos, que fazem com que seja possível a produção de diversas proteínas como proteoglicanos, glicosaminoglicanos e glicoproteinas, que vão formar a matriz extracelular. Além disso, o tecido conjuntivo propriamente dito pode ser classificado como denso, podendo ser organizado ou não organizado, e frouxo, de acordo com a sua composição e organização dos elementos. 
6- Defina o que é tecido cartilaginoso e diferencie detalhadamente os tipos de cartilagem. 
O tecido cartilaginoso é um tecido derivado do tecido conjuntivo, que tem como principais funções dar suporte aos tecidos moles, revestir as superfícies articulares, evitar o desgaste, promover o amortecimento e conferir resistência à forças de compressão. O principal ator 
desse tipo de tecido é o condrócito/condoblasto, responsável pela síntese dos componentes da matriz extracelular, que é a característica principal desse tecido. Além disso, é o único tecido derivado do tecido conjuntivo que não possui vascularização. O tecido cartilaginoso possui três tipos principais, que são a cartilagem hialina, cartilagem elástica e fibrocartilagem. A cartilagem hialina possui pericôndrio e tem como principais funções a resistência à compressão, propiciar superfícies lisas e de baixo atrito e suporte estrutural de alguns sistemas. A cartilagem elástica também possui pericôndrio e tem como principais funções propiciar suporte flexível e dar forma à anatomia que viabiliza a estrutura desses segmentos. Já a cartilagem fibrosa, ou fibrocartilagem, é o único tipo de cartilagem que não possui pericôndrio, e sua principal função é resistir à deformação sob estresse, às forças de compressão. 
Bom estudo!

Continue navegando