Buscar

exemplos de citação direta

💡 3 Respostas

User badge image

Anderson Santos

obrigado, pela ajuda
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Citação direta é a transcrição integral de uma ideia de outro autor. A forma correta de se realizar uma citação direta é normatizada pela NBR 10520:2002. 


Transcreve de forma literal a ideia do autor, existe duas formas de se realizar este tipo de citação. Elas variam em função do número de linhas a serem transcritas. 

Citação curtas, até três linhas.

Exemplos:

Lopes e Batista (2000, p. 32) confirmam os argumentos anteriores ao declararem que “a mudança de rumo das atividades realizadas é preocupante.”

Muitos estudantes e professores pensam que estão fazendo pesquisa quando na verdade estão apenas “fazendo um relatório com algumas notas de rodapé.” (MCGREGOR, 1999, p. 1).

Citações longas, com mais de três linhas.

Citações com mais de três linhas:  devem ser destacadas com um recuo de 4 cm da margem  esquerda com um tipo de letra menor do  que a utilizada no  texto,  sem as aspas e com espaçamento  simples.

Exemplos:

O delineamento refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla, que envolve tanto a diagramação quanto a previsão de análise e interpretação de coleta de dados. [...] considera o ambiente em que são coletados os dados e as formas de controle das variáveis envolvidas. (GIL, 2007, p. 43).

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais