Buscar

Com o NCPC é correto afirmar que?

as provas documentais somente podem ser juntadas na audiência de instrução e julgamento.
  a ata notarial está formalizada como meio probatório, mas não houve previsão de prova emprestada.
  no ambito do procedimento comum e de acordo com o princípio da concentração dos atos processuais, em regra as provas devem ser requeridas e produzidas em momentos pontuais, sob pena de preclusão, salvo casos especificados em lei.
  no ambito dos juizados especiais cíveis estaduais será agora possível provas mais complexas, além de documental, depoimento pessoal e testemunhal.

💡 2 Respostas

User badge image

Rômulo Rabelo

De acordo com o NCPC as provas documentais podem ser juntadas após a audiência de instrução

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

GABARITO: LETRA C. 

"No ambito do procedimento comum e de acordo com o princípio da concentração dos atos processuais, em regra as provas devem ser requeridas e produzidas em momentos pontuais, sob pena de preclusão, salvo casos especificados em lei."

Analisemos as assertivas:

A - Incorreta. As provas documentais devem ser juntadas, em regra, na petição inicial e na contestação ou, não se tratando de autor e réu, na primeira oportunidade que couber manifestação. A Audiência de Instrução e Julgamento possui como finalidade precípua a produção de provas orais.

B - Incorreta. A prova emprestada está prevista no art. 372, do CPC:

"Art. 372. O juiz poderá admitir a utilização de prova produzida em outro processo, atribuindo-lhe o valor que considerar adequado, observado o contraditório."

C - Correta. As provas devem ser requeridas, em regra, na petição inicial e na contestação ou, não se tratando de autor e réu, na primeira oportunidade que couber manifestação, salvo quando houver justificativa para que seja feita em momento diverso.

D - Incorreta. Arts. 3º e art. 35, da Lei 9.099/95, que informam que os Juizados tratam de causas de menor complexidade e que somente se admite prova técnica simplificada. Observemos:

"Art. 3º O Juizado Especial Cível tem competência para conciliação, processo e julgamento das causas cíveis de menor complexidade, assim consideradas:"

"Art. 35. Quando a prova do fato exigir, o Juiz poderá inquirir técnicos de sua confiança, permitida às partes a apresentação de parecer técnico."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais